Como a propagação do fundo do mar faz os continentes vagarem?

Responda:

Expansão dos fundos oceânicos adiciona material às placas oceânicas, fazendo com que a placa oceânica entre em contato com outras placas, mas não necessariamente causando a deriva das placas afetadas.

Explicação:

A imagem abaixo mostra as placas da Terra.
http://pubs.usgs.gov/gip/dynamic/slabs.html

A expansão do fundo do mar cria uma nova crosta oceânica cume do meio do oceano. Quando esse novo material chega ao final da chapa e entra em contato com outra chapa, continental ou não, um convergente ou um transformar limite ocorrerá. Dependendo do tipo de limite, as duas placas se moverão (uma subdividida abaixo da outra ou as duas colidirão lado a lado), mas o fundo do mar espalhar realmente não faz a placa continental flutuar em ambos os casos.

Observe que o material criado na cordilheira do meio do oceano do Pacífico, movendo-se em direção à Placa da Eurásia, realmente encontrará a Placa das Filipinas antes de encontrar o continente da Eurásia. Como a imagem detalha, as placas continentais não terminam automaticamente quando o continente termina.

Aqui está outra imagem que pode deixar clara essa ideia:
http://platetectonicssce5943.wikispaces.com/Seafloor+Spreading

O novo material é criado devido à propagação do fundo do mar na cordilheira do oceano. Por um lado, a crosta oceânica é subdividida abaixo da crosta continental. Por outro lado, as duas placas colidem em um limite de transformação, que é um tipo de movimento horizontal. O último é o mais próximo que realmente chegamos aos continentes à deriva.

Aqui está um bom recurso da NatGeo em placas tectônicas e outro em expansão dos fundos oceânicos se você quiser aprender mais.