Como a taxa de reação pode ser aumentada?

Vários fatores podem aumentar a taxa de uma reação química. Em geral, qualquer coisa que aumente o número de colisões entre partículas aumentará a taxa de reação e qualquer coisa que diminua o número de colisões entre as partículas diminuirá a taxa de reação química.

AUMENTAR A CONCENTRAÇÃO DOS REATORES
Uma concentração mais alta de reagentes leva a mais colisões por unidade de tempo e a uma taxa de reação crescente.

AUMENTAR A PRESSÃO DOS REATORES GASES
Alterar a pressão dos reagentes gasosos está, de fato, alterando sua concentração. O aumento do número de colisões causadas por uma pressão mais alta geralmente aumenta a taxa de reação.

DIMINUIR O TAMANHO DE PARTÍCULAS DE REAGENTES
A reação depende de colisões. Se um reagente é um sólido, triturá-lo em partículas menores aumentará a área da superfície. Quanto mais área de superfície em que colisões podem ocorrer, mais rápida será a reação.

AUMENTO DA TEMPERATURA
Geralmente, um aumento na temperatura causa um aumento na taxa de reação. Uma temperatura mais alta significa que as moléculas têm uma energia cinética média mais alta e mais colisões por unidade de tempo. Também aumenta o número de colisões que têm energia suficiente para causar uma reação.

MUDAR O SOLVENTE
A taxa de uma reação química depende do meio em que a reação ocorre. A reação pode ir mais rápido em uma solução aquosa do que em um solvente orgânico ou em um solvente mais polar.

ADICIONAR UM CATALISADOR
Os catalisadores reduzem a energia de ativação de uma reação química e aumentam a taxa de uma reação química sem serem consumidos no processo. Eles fazem isso por um mecanismo alternativo que possui uma energia de ativação menor.