Como as características autossômicas diferem das características ligadas ao sexo?

Os cromossomos autossômicos são os cromossomos não sexuais. Os cromossomos sexuais determinam o sexo de um indivíduo. Nos humanos, temos pares de cromossomos 23 no total. É composto por pares de cromossomos autossômicos 22 e um par de cromossomos sexuais.

Os pares autossômicos são todos reconhecíveis por formas específicas e são numerados 1-22. Os pares são idênticos em tamanho, forma, os genes que eles carregam, mas nem sempre a mesma forma do gene

Os cromossomos sexuais são assim chamados por causa de sua forma, mas, diferentemente dos pares autossômicos, eles não são idênticos. O cromossomo X tem a forma de uma letra X. Eles não são idênticos na forma, pois o cromossomo Y tem parte do cromossomo que falta criar uma forma Y, embora sejam nomeados simplesmente porque Y é a próxima letra do alfabeto para X, em vez de por causa dessa forma.

http://biology.stackexchange.com/questions/36471/why-are-the-sex-chromosomes-called-x-and-y

Nas fêmeas, esse par de cromossomos sexuais é do tipo X, indicando fêmea como XX. Os machos têm um cromossomo X e Y, denotando assim os machos como XY.

As características transportadas nos cromossomos 1-22 são características autossômicas. As características transportadas nos cromossomos X e Y são características ligadas ao sexo.

Nem todas as características dos cromossomos X e Y estão relacionadas às características sexuais, por exemplo, daltonismo é uma característica encontrada no cromossomo X. Não está no cromossomo Y, pois é encontrado na parte do cromossomo X que está ausente no cromossomo Y.

A herança do daltonismo, portanto, está ligada à herança da característica em um cromossomo X. O daltonismo não tem nada a ver com características sexuais.