Como você calcula o número de elétrons de valência em um átomo de arsênico?

Responda:

No estado fundamental, os átomos de arsênico neutro têm cinco elétrons de valência.

Consulte a explicação.

Explicação:

Para o representante elementos, grupos 1,2 e 13-18 (IA-VIIIA), o número de elétrons de valência em seus átomos pode ser determinado a partir do número do grupo. Para os grupos 1 e 2, o número do grupo é o número de elétrons de valência. Para os grupos 13-18, o número de elétrons de valência é 10 menos o número do grupo. Para os grupos A, o número do grupo é o número de elétrons de valência.

O arsênico está no grupo 15, então seus átomos têm elétrons de valência 5.

Também podemos determinar o número de elétrons de valência dos elementos representativos, determinando suas configurações de elétrons no estado fundamental. Os subníveis mais altos de energia (mais externa) s e p, também chamados de invólucro de valência, contêm os elétrons de valência.

O arsênico tem número atômico 33. Isso significa que os átomos de arsênico têm prótons 33 e, se neutros, elétrons 33. o configuração eletrônica para um estado fundamental, o átomo de arsênico neutro é:

#"1s"^2"2s"^2"2p"^6"3s"^2"3p"^6"3d"^10"4s"^2"4p"^3"# or #["Ar"]"3d"^10"4s"^2"4p"^3"#.

Portanto, podemos ver que a configuração eletrônica do arsênico possui elétrons 5 na camada de valência do nível de energia 4th.