Como você equilibra uma única reação de substituição?

Você equilibra a equação para uma única reação de substituição da mesma maneira que qualquer outra equação. Você coloca coeficientes na frente das fórmulas químicas para que o número de átomos da elementos são iguais nos dois lados.

Exemplo 1.

#"Na"("s")# + #"ZnCl"_2("aq")"# #rarr"# #"NaCl"("aq")# + #"Zn"("s")#

Primeiro, notamos que existem dois átomos de Cl no lado esquerdo da equação e um no direito, portanto, adicionamos um coeficiente de 2 na frente de #"NaCl"#.

#"Na"("s")# + #"ZnCl"_2("aq")"# #rarr"# #"2NaCl"("aq")# + #"Zn"("s")#

Agora, temos dois átomos de Na no lado direito, mas apenas um no lado esquerdo, então adicionamos um coeficiente de 2 na frente do Na.

#"2Na"("s")# + #"ZnCl"_2("aq")"# #rarr"# #"2NaCl"("aq")# + #"Zn"("s")#

Agora a equação está equilibrada. Existem números iguais de cada elemento nos dois lados da equação.

Se a equação envolver um íon poliatômico, será mais fácil equilibrar a equação se você considerar o íon poliatômico como uma única unidade.

#"Al"("s")# + #"CuSO"_4"("aq")# #rarr# #"Al"_2"(SO"_4)_3"("aq")# + #"Cu"("s")#

Se você considerar o íon sulfato poliatômico #"SO"_4^(2-)#. (Não se preocupe com a carga. As fórmulas químicas para o compostos contendo o íon sulfato estão corretos.) Se você olhar no lado esquerdo da equação, há um íon sulfato e no lado direito há três íons sulfato. Portanto, coloque um coeficiente de 3 na frente do #"CuSO"_4"("aq")#.

#"Al"("s")# + #"3CuSO"_4"("aq")# #rarr# #"Al"_2"(SO"_4)_3"(aq)# + #"Cu"("s")#

Agora o Al precisa ser equilibrado. Existem dois átomos de Al no lado direito e um no esquerdo. Coloque um coeficiente de 2 na frente do Al no lado esquerdo.

#"2Al"("s")# + #"3CuSO"_4"("aq")# #rarr# #"Al"_2"(SO"_4)_3"(aq)# + #"Cu"("s")#

Agora precisamos equilibrar o Cu. Existem três átomos de Cu no lado esquerdo e um no direito. Portanto, precisamos colocar um coeficiente de 3 na frente do Cu, no lado direito.

#"2Al"("s")# + #"3CuSO"_4"("aq")# #rarr# #"Al"_2"(SO"_4)_3"(aq)# + #"3Cu"("s")#

Agora a equação está equilibrada. Existem números iguais de átomos de cada elemento em ambos os lados e números iguais de íons poliatômicos em ambos os lados.