Como você escreve configurações eletrônicas?

Responda:

Você pode começar com a tabela periódica; essa é a maneira mais fácil de determinar configuração eletrônica. Além disso, desculpe pela postagem longa, mas espero que útil.

Explicação:

http://study.com/academy/lesson/s-block-elements-on-the-periodic-table-properties-lesson-quiz.html

  1. grupos #1# e #2# são conhecidos como #s# bloco, porque aqueles elementos tem elétrons mais externos em um #s# orbital
  2. O #p#elementos de bloco têm seus elétrons mais externos no #p# orbital (s), mas também têm #s# elétrons orbitais.
  3. O #d#elementos de bloco de preenchimento #d# orbitais com elétrons antes de encher #p# orbitais (se houver).
  4. O #f#elementos de bloco também preenchem #f# orbitais antes de encher #p# orbitais e antes #d# orbitais.

Cada orbital pode conter no máximo #2# elétrons, o que significa #s# orbitais podem ir até #2#, #p# orbitais até #6# (Porque #2# elétrons max para #3# orbitais), #d# orbitais podem ir até #10#e #f# orbitais podem ir até #14#.

O número de elétrons em cada orbital é indicado no sobrescrito na configuração eletrônica.

O primeiro número quântico é o número quântico principal #n#, que informa a energia desses elétrons. #n# varia de 1 a 7 (teoricamente pode ir #8#+).

O segundo número quântico, o momento angular #l#, varia de #0# para #n-1#.

  • #l = 0# corresponde a um orbital s
  • #l = 1# corresponde a um orbital
  • #l = 2# corresponde ao anúncio orbital
  • #l = 3# corresponde a um orbital f
  • #l = 4# corresponde a um orbital g
  • #...#

O terceiro número, o número quântico magnético #m_l#, informa quantos orbitais existem em cada subshell. Eles variam de #-l# para #l#. Por exemplo, um elétron em um orbital s teria um #l# of #0# e, portanto, pode ter apenas #m_l# valor de 0. Só é possível o 1 #m_l# portanto, só pode haver orbital da 1 por nível de energia.

orbital s #-> l = 0 -> m_l = 0#

  • Como só existe o 1, é possível #m_l# valor, existe apenas o orbital da 1 por nível de energia, que também corresponde ao número do período

p orbital #-> l = 1 -> m_l = -1,0,or 1#

  • Como existem 3 possíveis #m_l# valores, existem orbitais 3 p por nível de energia (a partir do período 2), que também correspondem ao número do período

d orbital #-> l = 2 -> m_l = -2,-1,0,1, or 2#

  • Como existem 5 possíveis #m_l# valores, existem orbitais 5 d por nível de energia (a partir do período 4), mas o nível de energia dos orbitais d é 1 menor que o número do período, e é por isso que os elementos do período 4 têm orbitais 3d, o período 5 possui orbitais 4d, etc.

f orbital #-> l = 3 -> m_l = -3,-2,-1,0,1,2, or 3#

  • Como existem 7 possíveis #m_l# valores, existem orbitais 7 f por nível de energia (a partir do período 6), mas o nível de energia para orbitais f é 2 menor que o número do período, portanto, os orbitais 4f nos orbitais do período 6 e 5f no período 7

O número quântico final, rotação magnética #m_s#, indica a direção na qual um elétron gira dentro de um orbital e pode ter apenas os valores #+1/2# para girar e #-1/2# para girar para baixo.

Cada elétron em um elemento possui um conjunto diferente de 4 Números quânticos; nenhum elétron 2 tem a mesma combinação de números quânticos!

Passando para as configurações eletrônicas, ao escrevê-las, o orbital s sempre vem em primeiro lugar a cada novo período. Quando os orbitais def entram, esses elétrons devem ser escritos depois de se antes de p.

Exemplos

  • #H# (Hidrogênio)
    #1s^1#
    O hidrogênio possui apenas elétron 1 no orbital s do primeiro nível de energia

  • #He# (Hélio)
    #1s^2#
    O hélio possui elétrons 2 no orbital s, que agora está cheio, do primeiro nível de energia

  • #N# (Azoto)
    #1s^2 2s^2 2p^3# or #[He] 2s^2 2p^3#
    O nitrogênio possui elétrons 2 no orbital s do primeiro nível de energia, 2 mais elétrons em outro orbital s no 2nd nível de energiae elétrons 3 nos orbitais p do nível de energia 2nd. A segunda representação é uma abreviação equivalente comum, usando a configuração eletrônica do gás nobre que vem antes do elemento.

  • #Br# (Bromo)
    #1s^2 2s^2 2p^6 3s^2 3p^6 ul (4s^2 3d^10 4p^5)# or #[Ar] 4s^2 3d^10 4p^5#
    Formato semelhante ao anterior, mas observe como os elétrons 3d são escritos antes dos elétrons 4p. Observe também como é mais simples e rápido escrever a abreviação, especialmente em elementos maiores, como o bromo.

  • #U# (Urânio)
    #1s^2 2s^2 2p^6 3s^2 3p^6 4s^2 3d^10 4p^6 5s^2 4d^10 5p^6 6s^2 4f^14 5d^10 6p^6 5f^3 6d^1 7s^2 # or #[Rn] 5f^3 6d^1 7s^2#
    Como você pode ver, os elementos muito grandes ficam muito complexos em suas configurações de elétrons, e a ordem de cada subshell pode não estar correta (ou pode ter muitas formas corretas).

Observe nesses exemplos que os sobrescritos para os orbitais s sobem apenas para 2, para p subem até 6, para d sobem para 10 e para f sobem para 14. Isto é devido ao número de possíveis #m_l# valores para esse tipo de orbital.

Tendências periódicas são muito úteis ao identificar e classificar elementos.