Como você pode saber se um composto possui uma ligação iônica, uma ligação covalente polar ou uma ligação covalente não polar?

Responda:

Se a diferença da eletronegatividade entre os dois elementos for maior que o 1.7, a ligação será iônica. A diferença com uma ligação covalente polar é 0.5 a 1.7 e uma ligação covalente não polar é de 0 a 0.4.

Explicação:

O número 1.7 na diferença entre a eletronegatividade de dois elementos em um composto é subjetivo, pois alguns livros didáticos vão até o 2.2.

Em segundo lugar, eletronegatividade é o número atribuído aos átomos de um elemento específico que vai de 0 a 4 e expressa a força com que esse átomo deseja outro elétron.

Em uma molécula iônica, os elétrons passam todo o seu tempo com o átomo com maior eletronegatividade.

Em uma ligação covalente polar, os dois átomos compartilham o elétron, mas ele passa uma maior parte de seu tempo com o átomo com maior eletronegatividade (o átomo cuja eletronegatividade é maior entre 0.5 e 1.7).

Em uma ligação covalente não polar, os dois átomos estão compartilhando o elétron basicamente ou totalmente igualmente, o que significa que mesmo quando a diferença não é 0 (o que pode acontecer com moléculas compostas do mesmo elemento, como I2 ou 02), o elétron não gastar uma quantidade perciptibal de tempo em um ou outro.