Hibridização N2o3?

Responda:

Ver abaixo:
Aviso: resposta um pouco longa!

Explicação:

O primeiro passo para determinar a hibridação é determinar quantos "centros de carga" rodeiam os átomos em questão, observando a estrutura de Lewis.

O centro de carregamento 1 é equivalente a:
Uma única ligação covalente.
Uma ligação covalente dupla.
Uma ligação covalente tripla.
Um par de elétrons solitário.

E então a hibridização é dividida no seguinte:
Centros de carga 4: #sp^3#
Centros de carga 3: #sp^2#
Centros de carga 2: #sp#

Agora a estrutura de Lewis para #N_2O_3# mostra ressonância, pois é possível desenhar duas estruturas Lewis diferentes:
Quora

Vamos começar a inspecionar a hibridação, começando com a estrutura de Lewis mais à esquerda.

Um nitrogênio é ligado por ligações duplas 1 e ligações simples 2, por isso deve ter "centros de carga" 3 - é #sp^2# hibridizado.
O outro átomo de nitrogênio é ligado pela ligação simples 1, ligação dupla 1 e possui um par solitário. Possui "centros de carga" 3, portanto, também é #sp^2# hibridizado.

Os átomos de oxigênio "superiores" na estrutura mais à esquerda são ambos #sp^2# hibridizados, pois possuem pares solitários 2 e centros de carga 1 com ligação dupla - 3.
Entretanto, o oxigênio inferior possui pares solitários 3 e ligação dupla 1, o que faz com que o 4 #sp^3# hibridizado.

Agora, movendo-se para a estrutura correta, podemos ver que os átomos de nitrogênio permanecem inalterados na quantidade de centros de carga (3); portanto, eles retêm seus #sp^2# hibridação.

No entanto, agora o oxigênio superior esquerdo e inferior esquerdo tem uma quantidade diferente de centros de carga do que à esquerda. (O oxigênio mais à direita é inalterado #sp^2#)
Agora, o oxigênio de topo tem centros de carga 4 e é #sp^3# hibridizado e o oxigênio do fundo possui centros de carga 3 #sp^2#

( notas , Acredito que o diagrama está com defeito - o oxigênio não pode ter um octeto expandido, por isso presumo que seja #sp^2#, embora o diagrama mostre #sp^3#)

Espero que tenha ajudado!