Quando o sujeito é formado por uma expressão que indica porcentagem?
5) Quando o sujeito é formado por uma expressão que indica porcentagem seguida de substantivo, o verbo deve concordar com o substantivo. Exemplos: 25% do orçamento do país deve destinar-se à Educação. 85% dos entrevistados não aprovam a administração do prefeito.
Consequentemente, quando o sujeito é composto de uma porcentagem que não é seguida de outra palavra o verbo concorda com?
- O verbo concorda com o sujeito quando esse é um número expresso em porcentagem, sem especificação. Ex: Um por cento não compareceu à aula. Noventa por cento não compareceram à aula. Como concordar com percentual? A concordância deve ser feita sempre com o número percentual quando o verbo aparecer antes da porcentagem, ou a porcentagem for antecedida por um determinante. Exemplos: Do total de alunos, 25% não compareceram à aula. Não apareceu nem 1% do dinheiro até agora.
É 30% ou são 30%?
Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco). Quando o sujeito é formado por uma expressão? - Expressões partitivas – Quando o sujeito forma-se por uma expressão partitiva (parte de, metade de, a maioria de, a maior parte de, grande parte de), seguida de um substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ficar no singular ou pode ser flexionado.
Quando se usa o pronome relativo QUE?
O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos. Além disso, quais são as regras de concordância nominal? A regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo. Portanto, substantivo no feminino singular, determinantes também, caso esteja no masculino plural, os determinantes o acompanham.
Quais são as regras de concordância verbal?
A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. Quando as expressões um e outro nem um nem outro são seguidas de um substantivo este permanece no singular qual alternativa está correta? Se existir um substantivo depois de “um e outro”, o mesmo ficará no singular: Um e outro aluno estudaram/estudou para a prova e não Um e outro alunos estudaram para a prova. 3. No caso do substantivo vir acompanhado de um adjetivo, este último ficará no plural: Um e outro aluno aplicados estudaram/estudou para a prova.
E outra pergunta, são 20% ou e 20%?
Hoje é vinte e dois. As duas formas estão corretas. Nestas situações, a concordância verbal do verbo ser poderá ser feita no plural, concordando com o numeral, ou no singular, estando subentendida a palavra dia.
Artigos semelhantes
- O que é um sujeito explícito?
O assunto determinado pode ser identificado a partir do acordo verbal ou explícito. Existem três classificações: simples, composta e implícita/ocupada/elíptica/não-consensual.
- O que é o sujeito numa frase?
Um dos termos essenciais da frase é o sujeito. Para identificar o sujeito, é necessário procurar o termo sobre o qual algo é dito, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal em caso de caso reto, e se ele concorda com os verbos.
- Por que o gelo expande e flutua na água líquida use o desenho no material que indica as forças intermoleculares que ocorrem entre as moléculas de água?
A forma da molécula dificulta o seu reagrupamento próximo um do outro. Quando o líquido forma uma estrutura oca, ele ocupa um espaço maior.
- Quando o barômetro indica chuva?
- Quando o oxímetro indica 82% de saturação o paciente apresenta?
- Qual o sinal de pontuação que indica uma pergunta?
- O que indica a fórmula estrutural de uma cadeia?