Casa > Q > Qual O Certo Sobre Eu Ou Sobre Mim?

Qual o certo sobre eu ou sobre mim?

3) A regra fundamental nesse campo diz que o pronome eu é do caso reto, o que significa que serve para funcionar como sujeito. Enquanto isso, o pronome mim é do caso oblíquo, o que quer dizer que ele desempenha uma função sintática própria de um complemento (jamais de um sujeito).

Consulte Mais informação

Você pode gostar

Quanto a mim ou quanto a mim?

A segunda questão é se há ou não crase antes dos pronomes pessoais. Antes dos pronomes pessoais, tais como eu, você, ele, ele, ela, nós, você, eu, eles não são precedidos de artigos. Há apenas um pronome nestas situações.

É de mim ou de eu?

'De eu – de mim, para eu – para mim, entre eu – entre mim, contra eu – contra mim'. Atenção! Nenhuma é incorreta. O mundo linguístico explica que 'de eu' é linguagem correta: o enunciado contém 'eu' precedido de preposição e em seguida um verbo: Esta é a hora de eu partir! É errado falar pra mim? Ela só pode ser exercida pelos pronomes pessoais retos, nunca pelos oblíquos, como é o caso do pronome mim. Errado: Há vários exercícios para mim fazer. Correto: Há vários exercícios para eu fazer.

Ali, quando usar eu e mim exemplos?

Para mim: quando exerce a função de objeto indireto na oração, sendo sempre precedido de uma preposição que, nesse caso, é o “para”: comprou para mim; escreveu para mim; etc. Para eu: exerce a função de sujeito da oração, sendo sempre acompanhado de um verbo no infinitivo: para eu comprar; para eu escrever; etc. Qual o certo entre mim e ela ou entre eu e ela? A forma correta é entre mim e você. Entre eu e você está errado. Após a preposição entre não pode ser utilizado o pronome pessoal reto eu, porque os pronomes pessoais retos assumem a função de sujeito.

Você pode gostar

É correto falar sobre mim ou sobre eu?

Não use: para mim, de mim, sem mim, sobre mim, ou para você, sem você. A mim, de mim, sem mim, sobre mim, ou a ti, de ti, sem ti, sobre ti. Menos comigo e menos contigo.

Em relação a isto, quando se usa a palavra mim?

Já o “mim” é um pronome pessoal do caso oblíquo tônico (aqueles que têm a pronúncia mais forte e aberta), empregado como objeto indireto e estará sempre acompanhado de uma preposição ao final da frase, por exemplo: “Você trouxe o jantar para mim?” e “Eu disse para ele contar pra mim”. Consequentemente, que nem eu ou igual a mim? A escrita correta dessa palavra é Igual.

Em relação a isto, qual é o certo eu e ele ou ele e eu?

Assim, é incorreto usar eu, pronome do caso reto, como objeto da oração “isso é entre eu e ele”. O correto é usar o pronome que já assume esta função: o mim.

De Anne-Marie Gadd

Artigos semelhantes

Quando a crase não deve ser empregada? :: Quando usar dela e de ela?
Links Úteis