Casa > F > Faz Três Anos Ou Fazem Três Anos?

Faz três anos ou fazem três anos?

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Consulte Mais informação

Você pode gostar

Faz 8 dias ou fazem 8 dias?

A forma correcta de escrever esta expressão é há dois dias. A expressão não é correta. A palavra latina facere é a origem do verbo fazer irregular, que pode ser usado em todos os tempos e estados de espírito.

A respeito disto, como é correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal. Estou a dez anos ou estou há dez anos? A construção correta é há dez anos.

O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão. Há dez anos já significa «há dez anos atrás». Não é necessária qualquer palavra de reforço (atrás), embora hoje em dia seja comum a sua utilização.

Então, como se escreve a anos?

Quando escrever “há anos” ou “a anos”?

  1. Há anos.
  2. OBS: Os verbos haver e fazer, quando estão indicando tempo passado, não devem ser colocados no plural. O haver também não vai para o plural quando adota o sentido de “existir”. Exemplos:
  3. A anos.
Como se escreve a 5 anos atrás? Convém explicar melhor. Quando nos referimos a um tempo passado, cinco anos atrás, empregamos o verbo “haver”, que indica tempo decorrido e, sendo impessoal, não é flexionado: tanto faz que se trate de uma hora ou de quinhentos anos, fica sempre no singular. Há cerca de cinco anos, ingressei no mercado de trabalho.

Você pode gostar

Faz 4 horas ou fazem 4 horas?

Quando o sentido do tempo decorrido é indicado pelo fazer, ele se torna impessoal e não deve ser usado no plural. Escolha a melhor opção para o uso da palavra fazer. Você não me ligou de volta depois de eu ter ligado por duas horas.

Por que exemplos?

A forma por que é a sequência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). Equivale a "por qual razão", "por qual motivo": Exemplos: Desejo saber por que você voltou tão tarde para casa. Consequentemente, quais são os verbos de existência? Verbos existenciais: ter/haver. ReVEL, v. 9, n. 17, 2011.

Qual é o infinitivo de há?

Infinitivo impessoal: haver. Infinitivo pessoal: haver, haveres, haver, havermos, haverdes, haverem. Gerúndio: havendo. Quais são os verbos haver? O verbo “haver” não possui sujeito e ele expressa os sentidos de “existir”, “acontecer” e “ocorrer”. O verbo “haver” nos sentidos de “existir”, “acontecer”, “ocorrer” é um verbo impessoal, ou seja, não possui sujeito, e é empregado na terceira pessoa do singular, independente do tempo verbal.

Qual a diferença entre nada a ver ou nada haver?

Em relação a ter relação com algo ou alguém, a expressão correta é nada a ver. Haver é um verbo que significa existir. Entre outros significados, essa expressão é sinônima de: não corresponder, não dizer respeito a, não ter relação com, não ser do interesse de.

De Amrita Brumm

Artigos semelhantes

O que são perdas por correntes parasitas? :: O que é uma ligação em série?
Links Úteis