Casa > Q > Qual O Papel Dos Telômeros É Da Telomerase Para Os Seres Vivos?

Qual o papel dos telômeros é da telomerase para os seres vivos?

Os telômeros e a telomerase

As mesmas estão presentes nas células eucarióticas, constituídas por segmentos repetidos de DNA não codificante e proteínas e que têm como principal função manter a estabilidade do cromossoma, nomeadamente como protetoras dos cromossomas (LEMOS, 2015).

Consulte Mais informação

Você pode gostar

O que são seres vivos unicelulares e seres vivos pluricelulares?

Os organismos também. A única célula deve desempenhar todas as suas funções para poder viver. É possível comer, beber, mijar e respirar com uma única célula? Como nós, os organismos pluricelulares têm muitas células.

Além disso, o que são telômeros e como eles atuam nas nossas células?

O nome vem do grego - significa "parte final", exatamente o que são os telômeros: as extremidades dos cromossomos, como aquelas pontas de plástico dos cadarços do tênis. Eles são partes do DNA muito repetitivas e não codificantes - sua função principal é proteger o material genético que o cromossomo transporta. O que é heterocromatina e eucromatina? A heterocromatina é uma forma de cromatina densamente compactada – em oposição à eucromatina, que é levemente compactada – e é encontrada no núcleo das células eucarióticas.

O que significa heterocromatina e eucromatina?

A fração altamente condensada é composta de regiões de cromatina que contêm poucos genes e é transcricionalmente inativa. É chamada heterocromatina e está localizada na periferia do núcleo, perto da membrana nuclear. A eucromatina, por outro lado, é enriquecida em genes e corresponde à fração ativa do genoma. Qual é a composição da cromatina? A cromatina é formada por uma única e longa molécula de DNA associada a várias moléculas de proteínas (histonas). As histonas enovelam o DNA, compactando-o, formando a estrutura denominada nucleossoma.

Você pode gostar

Quais as características dos vírus que os diferenciam dos demais seres vivos?

Os vírus são diferentes dos outros seres vivos porque não têm metabolismo próprio e não podem se reproduzir sem estar dentro de uma célula hospedeira. Eles são responsáveis por muitas doenças infecciosas.

Como se inicia a formação da citocinese?

A rigor, a citocinese normalmente se inicia no final da telófase, momento em que se pode perceber o início de um estrangulamento na região central da célula que está terminando sua divisão. Com a continuidade desse estrangulamento, a célula acaba por se separar completamente, o que caracteriza o fim da citocinese. Ali, onde ocorre a citocinese na mitose? A citocinese é a divisão do citoplasma, que dá origem as duas células-filhas. Geralmente, a citocinese ocorre ao final da telófase.

Em relação a isto, quais são os tipos de citocinese?

Começa a citocinese. Em células vegetais, a divisão se dá de dentro para fora – citocinese centrípeta. Nas células vegetais, a citocinese é centrífuga, de fora para dentro: há a formação de uma lamela, que cresce do centro para a periferia e separa as duas células. Mantendo isto em consideração, qual a diferença entre cromossomos e cromossomos homólogos? Cromossomos homólogos e genes alelos

Genes alelos, também chamados de alelomorfos, e cromossomos homólogos são coisas diferentes, mas que se relacionam entre si. Enquanto cromossomos homólogos são cromossomos iguais, genes alelos são os genes que ocupam, nos cromossomos homólogos, a mesma localização do DNA.

Além disso, o que são os cromossomos homólogos?

Cromossomos homólogos ou cromossomas homólogos são cromossomas pareados entre si (lado a lado), semelhantes e que juntos formam um par. Os cromossomas nesse par são também designados por bivalentes, quando estão emparelhados durante a meiose. Esses pares só existem nas células somáticas das espécies diploides.

De Hubble Riston

Artigos semelhantes

Qual é a diferença entre transcrição e tradução? :: Qual a diferença entre cromossomos e DNA?
Links Úteis