Casa > Q > Quais As Principais Características De Uma Ligação Covalente?

Quais as principais características de uma ligação covalente?

A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre com o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos que podem ser o hidrogênio, ametais ou semimetais.

Consulte Mais informação

Você pode gostar

Qual a diferença entre ligação covalente e ligação não covalente?

os átomos partilham os seus electrões Ao contrário da ligação iónica, os átomos envolvidos na ligação covalente têm características semelhantes.

Você também pode perguntar como saber qual o tipo de ligação?

Para identificar se uma ligação é covalente, iônica ou metálica basta visualizar os átomos que se ligam. Se forem ametais, a ligação é covalente; se for um metal e outro ametal, a ligação é iônica. Qual a diferença entre composto molecular é iônico? A maioria dos compostos iônicos são sólidos, nas temperatura e pressão ambientes, porque a força de atração elétrica mantém os cátions e os ânions firmemente ligados uns aos outros. Os compostos moleculares são aqueles que possuem somente ligações covalentes entre seus átomos.

Qual a diferença de molécula é composto iônico?

Os compostos podem ser classificados como iônicos ou covalentes. As moléculas são as unidades mais simples de um composto covalente, e elas podem ser representadas de muitas maneiras diferentes. Átomos são as menores unidades da matéria que ainda mantêm as propriedades químicas fundamentais de um elemento. São exemplos de compostos covalentes? o Sólido: açúcar (sacarose), sílica (areia), diamante, grafita; o Líquido: água, acetona, etanol; o Gasoso: Sulfeto de hidrogênio, gás cloro, gás bromo, gás hidrogênio.

Você pode gostar

Quais são as principais características da ligação covalente?

Este tipo de ligação envolve compartilhar um par de elétrons, seja um elétron de cada átomo ou ambos os elétrons do mesmo átomo. A ligação é chamada de ligação molécula. Ela acontece entre o hidrogênio e um ametal.

Qual dos compostos não realiza ligação iônica?

Logo, o composto que não realiza ligação iônica é o HCl, pois a ligação ocorre entre o hidrogênio e o cloro que é um ametal, portanto, ligação covalente. Mantendo isto em consideração, como saber se o átomo está estável? A Teoria do Octeto determina que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência com oito elétrons. Sendo assim, o átomo é considerado estável quando apresentar 8 elétrons em sua última camada da eletrosfera.

Consequentemente, como saber se um átomo é estável ou instável?

O núcleo de um átomo é instável quando ele apresenta um número de prótons maior ou igual a 84. Porém, existem algumas exceções, pois há átomos que apresentam um número de prótons menor que 84 e mesmo assim são instáveis, como: Césio (Cs): apresenta 55 prótons em seu núcleo. Posteriormente, o que é um elemento instável é estável? Os isótopos estáveis são aqueles cujos núcleos permanecem com características únicas e imutáveis. Já os instáveis são radioativos, ou seja, seus núcleos perdem matéria e energia, sofrendo decaimento ao longo do tempo e transformando-se em outra espécie atômica. A maior parte dos isótopos são radioativos.

Quais os tipos de ligações químicas explique cada uma delas?

Em outras palavras, as ligações químicas acontecem quando os átomos dos elementos químicos se combinam uns com os outros e os principais tipos são: Ligações iônicas: transferência de elétrons; Ligações covalentes: compartilhamento de elétrons; Ligações metálicas: existência de elétrons livres.

De Dercy Manful

Artigos semelhantes

O que e respiração aeróbica fornece? :: O que e ligação iônica e ligação covalente?
Links Úteis