Casa > C > Como Calcular A Energia De Um Elétron?

Como calcular a energia de um elétron?

Átomo de Bohr

  1. mv² = ke², logo mv² = ke² (I) r r² r. A energia cinética do elétron é dada por Ec = ½ mv².
  2. Ec = ke² 2r.
  3. Já a energia potencial do elétron é dada por: Ep = - ke² (II) r. Não pare agora...
  4. E = ke² – ke² = - ke² (III) 2r r 2r.
  5. mvr = nh. 2π
  6. v = nh (IV) 2πmr.
  7. m( nh )² = ke² 2πmr r.
  8. mn²h² = ke² 4π²m²r² r.

Consulte Mais informação

Você pode gostar

Como a carga de um elétron se compara à de outro elétron?

Como é diferente a carga de um elétron da carga de outro elétron? electrões em átomos são Após os passos iniciais, o teste pode ser retomado a partir da última pergunta acessada. Enquanto o usuário do teste estiver fora, o temporizador do teste será pausado.

Além disso, qual a energia de ionização do flúor?

Número Atômico-9
Energia de IonizaçãokJ/mol1681
Eletronegatividade-4
EletroafinidadekJ/mol322
Ponto de fusãoK53
Correspondentemente, quais são os elementos que apresentam maiores energias de ionização? Resolução: Os gases nobres (família 8A) são os elementos com as maiores energias de ionização.

Posteriormente, o que é energia de ionização é afinidade eletrônica?

Afinidade Eletrônica e Energia de Ionização

A afinidade eletrônica indica a quantidade de energia liberada quando um átomo recebe um elétron. A energia de ionização, por sua vez, determina a quantidade de energia necessária para retirar um elétron do átomo.
Então, como a energia de ionização varia nos grupos ou famílias? Em uma mesma família ou grupo: a energia de ionização aumenta de baixo para cima. Em um mesmo período: a energia de ionização aumenta da esquerda para a direita.

Você pode gostar

Por que o elétron volt é frequentemente uma unidade mais convencional para energia do que o Joule?

Um eV é equivalente a 1,602 vezes 10-19 joules, ou seja, a energia que um elétron ganha ao se mover através de uma diferença potencial. A unidade de escolha para a física nuclear e atômica é o volt de elétron, pois ele mede com precisão pequenas quantidades de energia.

Como saber o valor do raio atômico?

Por conta disso, o cálculo é feito através do núcleo de dois átomos de um mesmo elemento químico. É necessário que eles estejam muito próximos um do outro, sem que haja ligações químicas. O raio atômico, portanto, é a metade da distância entre os dois núcleos desses átomos vizinhos no estado sólido. Como saber qual íon é maior? Para determinar quais íons apresentam maior raio, devemos conhecer o número de prótons e elétrons de cada um deles: F-: apresenta número atômico igual a 9, logo, possui 9 prótons e 10 elétrons (por ser um ânion monovalente, devemos adicionar 1 unidade ao número atômico para determinar o número de elétrons);

Como calcular o raio do átomo?

Cálculo do raio atômico

O raio atômico está relacionado ao tamanho do átomo. Os átomos com maior número de níveis terão os maiores valores. O número do raio, entretanto, é dado pela metade da distância entre o centro dos núcleos de dois átomos de mesmos elementos químicos.
Quanto maior for a carga positiva menor o raio do átomo? Quanto maior a carga nuclear efetiva, maior será a atração do núcleo sobre os elétrons e menor será o raio. Nos exemplos acima, o cloro tem o raio atômico menor que o do sódio.

Também se pode perguntar qual família apresenta maior energia de ionização?

halogênios
A família dos halogênios (A) apresenta sete elétrons na camada de valência e tem tendência a ganhar mais um elétron e formar ânions monovalentes, isto é, íons com carga -1. Por isso, entre os elementos apresentados, os halogênios são os que possuem maiores energias de ionização.

De Sharyl Cassagne

Por que a segunda energia de ionização e maior do que a primeira? :: Quanto é a energia de ionização?
Links Úteis