Casa > O > O Que É Uma Estatística Descritiva?

O que é uma estatística descritiva?

A estatística descritiva é a etapa inicial da análise de dados e tem por objetivo descrever os dados observados. Na sua função de descrição dos dados, esta tem as seguintes atribuições: a obtenção, organização, redução e representação dos dados estatísticos de forma a auxiliar a descrição do fenômeno observado.

Consulte Mais informação

Você pode gostar

Como descrever uma estatística descritiva?

A estatística descritiva pode ser usada para organizar e descrever os dados de três maneiras: através de tabelas, gráficos e medidas descritivas.

Consequentemente, são exemplos de estatística inferencial?

Estatísticas inferenciais

Por exemplo, não seria prático medir o diâmetro de todos os pregos fabricados em uma fábrica, mas é possível medir o diâmetro de uma amostra representativa de pregos e usar essas informações para fazer generalizações sobre os diâmetros dos pregos produzidos.
Então, quais são as principais ferramentas da estatística descritiva? A estatística descritiva, cujo objetivo básico é o de sintetizar uma série de valores de mesma natureza, permitindo dessa forma que se tenha uma visão global da variação desses valores, organiza e descreve os dados de três maneiras: por meio de tabelas, de gráficos e de medidas descritivas.

Quando e usado a estatística descritiva?

Quando usar a estatística descritiva? Essa área da estatística é utilizada com frequência em situações em que nos deparamos com uma quantidade grande de informações e precisamos torná-las mais condensadas para que assim se consiga trabalhar com elas. Em relação a isto, como fazer uma análise estatística descritiva? As 5 etapas da estatística descritiva

  1. Identificação do problema. A primeira etapa consiste em identificar um problema ou dúvida que possa ser alvo de uma investigação.
  2. Recolhimento dos dados.
  3. Crítica dos dados.
  4. Apresentação dos dados.
  5. Análise e interpretação.

Você pode gostar

O que é estatística descritiva exemplos?

É essa estatística que se preocupa com a síntese de dados de forma simples e menos com as variações e intervalos de confiança dos dados. A média, o desvio padrão e a mediana são exemplos de estatística descritiva.

As pessoas também perguntam o que é estatística descritiva e inferencial?

Estatística Descritiva é aquele ramo da estatística que se preocupa em descrever a população em estudo. Estatística Inferencial é um tipo de estatística, que se concentra em tirar conclusões sobre a população, com base na análise e observação de amostras. Você também pode perguntar o que é a medida descritiva? As Medidas descritivas são m métodos que objetiva, através de me- didas numéricas únicas o resumo dos dados ou algumas de suas características em um único valor. Sendo estas medidas usadas Page 2 Medidas Descritivas para a comparação entre diferentes amostras ou populações.

Qual a diferença entre a estatística descritiva e indutiva?

A estatística descritiva é um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados. Diferencia-se da estatística inferencial, ou estatística indutiva, pelo objectivo: organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população. O que é uma estatística inferencial? A estatística inferencial, o segundo tipo de procedimentos em estatística, preocupa-se com o raciocínio necessário para, a partir dos dados, se obter conclusões gerais. O seu objectivo é obter uma afirmação acerca de uma população com base numa amostra.

Quais são os tipos de estatísticas que podem existir?

A estatística está dividida em três áreas que se complementam: estatística descritiva, probabilidade e estatística inferencial.

De Gore

Artigos semelhantes

O que é Inferência Estatística e qual sua aplicação prática? :: O que causa demora na cicatrização?
Links Úteis