Qual o correto eu que ou eu quem?
O pronome relativo "que" não tem força de sujeito nessa oração e, por este motivo, o verbo deve concordar com o pronome pessoal (eu, tu, ele...) que vem antes dele. Observe os exemplos a seguir: Fui eu que fiz o bolo. Foste tu que fizeste o bolo.
Foi você que ou você quem?
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”! Além disso, foi ele que ou foi ele quem? – Foi ele que fez. – Fomos nós que fizemos. Já o “quem”, um pronome de terceira pessoa, tem um peso maior e o verbo deverá concordar com ele – independentemente de qual outro pronome aparecer antes.
É correto dizer entre você e eu?
De acordo com a norma culta da língua, a primeira oração está equivocada! O correto é: "entre mim e você" ou "entre mim e ti"! Esse fato é justificado pelo emprego do pronome oblíquo após preposição (entre), em vez do pronome pessoal. Como usar o só ou sou? Só: é sinónimo de apenas; unicamente. Sou: é forma conjugada do verbo ser, modo indicativo, tempo presente. Exemplo: Eu sou um aprendiz de professor. Logo, a primeira frase, “Eu só uma pessoa muito amorosa”, está errada.
Também se pode perguntar qual é o correto eu que agradeço ou eu quem agradeço?
As duas formas estão corretas, podendo ser usadas de forma igual, conforme a preferência do falante: Eu que agradeço! Eu quem agradeço! Sou eu quem responde ou responde? A concordância do verbo com este pronome se efetua, a princípio, na 3ª pessoa do singular: "Sou eu quem responde pelos meus atos." "Sou eu quem agradece por tudo."
Mantendo isto em consideração, qual a forma correta de escrever eu é fulano ou fulano é eu?
Quando associado a outros, em frases neutras, o pronome “eu” deverá ser o primeiro, pois ele vai condicionar a pessoa do verbo. A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.) vai exigir que o verbo vá para a primeira pessoa do plural (nós). Como usar que quem? O uso do pronome relativo “quem”
Entre os principais pronomes relativos está o “quem”. Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.
Também, qual é o certo você que sabe ou você quem sabe?
Qual frase está correta: você que sabe? Ou você quem sabe? Neste caso, nós podemos utilizar os dois pronomes – é facultativo. A verdade é que sempre que estamos nos referindo a uma pessoa, podemos utilizar o termo quem, do mesmo modo que podemos usar o pronome que.
Artigos semelhantes
- O que é correto afirmar sobre a fotossíntese?
É correto afirmar que as reações dependentes da luz convertem a energia luminosa em energia química.
- É correto afirmar que as veias e artérias renais percorrem o córtex e a medula renal?
O córtex e a coluna vertebral são o lar das veias calcárias e artérias. A aorta abdominal e a veia cava inferior trazem sangue para o corpo, enquanto a veia renal traz o sangue de volta para a veia cava inferior.
- É correto afirmar que a geometria molecular do dióxido de carbono e?
Há uma ligação simples, dupla ou tripla ou um par de electrões livres em torno do átomo central. É correto afirmar que a molécula de dióxido de carbono é um trigonal planar.
- É correto afirmar que o álcool 70 é uma mistura?
- É correto afirmar que as diagonais de um paralelogramo Cruzam-se no ponto médio?
- Quanto à regulação da expressão gênica em eucariotos é correto afirmar que?
- É correto afirmar que o sol é uma bola de fogo?