Casa > O > O Que É Uma Transformação Endotermica?

O que é uma transformação Endotermica?

As reações ou mudanças de estado físico que absorvem calor são denominadas de processos endotérmicos. Um exemplo de reação endotérmica (o prefixo “endo” significa “para dentro”) é o cozimento de alimentos, no qual é necessário o fornecimento de energia.

Consulte Mais informação

Você pode gostar

Quando misturamos vinagre com bicarbonato de cálcio duas substâncias diferentes Acontece uma transformação que tipo de transformação foi observada?

Uma transformação ocorre quando misturamos as duas substâncias. Que tipo de mudança foi observada? A efervescência da mistura fez-nos compreender que se tratava de uma transformação.

Qual a diferença entre termica e isotérmica?

Térmica conserva a temperatura por mais tempo (A maioria das garrafas, térmica ou isotérmicas, são essas). Isotérmicas, levando ao pé da letra, não permitem troca nenhuma de calor do líquido no interior da garrafa com o exterior. Ou seja, vc põe o líquido lá gelado e ele fica gelado pra eternidade. Além disso, o que é expansão adiabática exemplos? O que é transformação adiabática

As transformações adiabáticas estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano. Por exemplo, ao espirrar um spray de aerossol, não há troca de calor com o meio externo, porém o volume, a pressão, a temperatura e a energia interna da lata variam.

O que é um recipiente adiabático?

Definição: Invólucro constituído por uma parede isolada térmicamente, em que não há fluxo de energia do ou para o sistema mesmo que haja diferença de temperatura entre o sistema e suas vizinhanças. Mantendo isto em consideração, o que é fronteira adiabática? Uma fronteira adiabática isola completamente o sistema de sua vizinhança no que tange a troca de matéria ou ao calor. Na termodinâmica, associa-se também a processos ou transformações que ocorrem no interior de fronteiras adiabáticas, havendo ausência de troca de energia na forma de calor com a vizinhança.

Você pode gostar

O que é uma reação Endotermica e exotérmica?

O ambiente é aquecido quando o sistema perde calor.

Como ocorre a transformação isotérmica?

A transformação isotérmica ocorre quando um gás, em condições ideais, sofre variação na sua pressão e no seu volume, mas a temperatura permanece constante. A palavra isotérmica vem do grego, em que iso significa “igual”, e thermo significa “calor”, ou seja, “calor igual”, o que dá a entender que a temperatura não muda. Consequentemente, como ocorre as transformações gasosas? Existem três tipos de transformações gasosas, que ocorrem quando (1) a temperatura permanece constante, (2) quando a pressão permanece constante e (3) quando o volume permanece constante.

O que é uma expansão isobárica?

Em uma expansão isobárica ocorre o aumento do volume do gás, já na compressão isobárica há a diminuição do volume do gás. A respeito disto, o que é uma transformação isotérmica exemplos? Transformação isotérmica é aquela na qual um sistema fechado varia seu volume e pressão, sem variar a temperatura. Dessa forma, o sistema permite troca de energia, porém, não de matéria. Essa transformação acontece, geralmente, quando o sistema está em um recipiente isotérmico. Por exemplo, um calorímetro.

Qual a diferença entre Isovolumétrica e isocórica?

Uma transformação isocórica, também denominada transformação isovolumétrica, ou ainda isométrica, ocorre quando se mantém o volume constante e se variam a temperatura e a pressão de um gás com massa fixa. O termo isocórica vem do grego: iso significa igual, e coros é volume; isto é, volume igual ou volume constante.

De Merta Eckblad

Artigos semelhantes

O que é uma transformação gasosa Isovolumétrica? :: Qual é o conceito de transformação Adiabática?
Links Úteis