Casa > P > Para Que Serve O Processo De Splicing?

Para que serve o processo de splicing?

O splicing consiste na retirada dos íntrons de um RNA precursor, de forma a produzir um mRNA maduro funcional. Essa excisão dos íntrons do mRNA é um evento muito importante e requer uma extrema precisão das enzimas envolvidas no processo.

Consulte Mais informação

Você pode gostar

O que é o processo de splicing?

Emenda alternativa é um processo pelo qual os exões de uma transcrição primária são ligados de diferentes maneiras.

Onde o gene é encontrado?

A maioria dos genes está contida nos cromossomos. O cromossomo é constituído por uma longa cadeia de DNA envolvido em torno de uma proteína especial denominada histona. Onde se encontram os cromossomos na célula? Os cromossomos estão presentes no núcleo das células eucarióticas e a sua quantidade varia em cada espécie.

Onde ocorre o splicing?

Acontece, que o "splicing" só ocorre em células eucarióticas. O "splicing" consiste na remoção de fragmentos de um RNA recém-sintetizado (chamado pré-RNA). Isso ainda se passa no núcleo (embora já haja indícios que possa se dar no citoplasma de neurônios). Esses pedaços removidos são chamados de íntrons. Posteriormente, como acontece a transcrição do dna? A transcrição é o processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. Ao fim da transcrição, as fitas que foram separadas voltam a se unir.

Você pode gostar

Para que serve o splicing?

Emendas alternativas envolvem a remoção de introns de um pré-mRNA. É importante que o mesmo pré-mRNA possa ser processado em diferentes proteínas, de acordo com as regiões do mRNA.

Consequentemente, o que são mutações e como elas ocorrem?

Mutação é uma alteração, natural ou induzida por algum agente mutagênico, que ocorre no genoma (material genético do organismo ou vírus). Ela pode ocorrer tanto em células somáticas como em células germinativas, podendo, assim, ser herdada. A respeito disto, quais as classes de genes que contém íntrons? Existem pelo menos quatro classes principais de intrões:

  • Íntrões auto-splicing do grupo I que são removidos por catálise de RNA.
  • Íntrões auto-splicing do grupo II que são removidos por catálise de RNA.
  • Íntrões em genes de RNA de transferência nuclear e de arqueias que são removidos por proteínas (intrões de RNAt)

Quais são as modificações que o Pre RNAm deve sofrer para formar o RNAm funcional?

No núcleo, um pré-RNAm é produzido por meio da transcrição de uma região do DNA de um cromossomo linear. Esse transcrito precisa passar por processamento (splicing e adição do cap 5' e da cauda poli-A) enquanto ainda está no núcleo para que possa se tornar um RNAm maduro. Consequentemente, quais são e para que servem as modificações 5 e 3 do rnam? Por exemplo, as modificações do RNAm incluem a adição do cap na extremidade 5´, o qual protege a extremidade 5´ do transcrito da ação de enzimas exonucleases, além de facilitar o splicing do RNA e o transporte do núcleo para o citoplasma; a adição de uma cauda poli A na extremidade 3´ que facilita o transporte do RNAm

Correspondentemente, quais são as três modificações que o transcrito primário sofre para se tornar um rna mensageiro?

Nos eucariontes, o processamento do transcrito primário que leva a formação do tRNA maduro inclui a clivagem da seqüência líder ou inicial 5'; o splicing ou processamento de introns; a substituição do terminal 3' UU por CCA e a modificação de várias bases.

De Daniele Colomba

Artigos semelhantes

O que é uma transcrição de texto? :: Qual a função dos íntrons?
Links Úteis