O que é uma expansão isotérmica?
Em uma expansão isotérmica, a energia térmica é absorvida; em uma compressão, a energia térmica é liberada. A quantidade de calor transferido é a mesma do trabalho realizado. Para que o gás se expanda, ele deve ser fornecido com calor.
Posteriormente, como ocorre um processo isotérmico?
Em uma transformação isotérmica, o gás pode ceder ou receber calor do meio. Quando o gás recebe calor, o trabalho realizado é equivalente ao calor recebido. Quando o gás cede calor para o meio, o trabalho realizado sobre o gás corresponde ao calor cedido. A respeito disto, o que é transformação isotérmica exemplos? Transformação isotérmica é aquela na qual um sistema fechado varia seu volume e pressão, sem variar a temperatura. Dessa forma, o sistema permite troca de energia, porém, não de matéria. Essa transformação acontece, geralmente, quando o sistema está em um recipiente isotérmico. Por exemplo, um calorímetro.
Posteriormente, o que significa a palavra isotérmica?
Denomina-se transformação isotérmica a transformação gasosa em que a temperatura do sistema permanece constante, ocorrendo variações apenas na pressão e no volume do gás. Ali, o que é uma expansão isobárica? Em uma expansão isobárica ocorre o aumento do volume do gás, já na compressão isobárica há a diminuição do volume do gás.
O que é uma expansão Adiabatica?
Expansão adiabática: há um grande aumento no volume do gás e uma diminuição da pressão sem que haja trocas de calor. Expansão isobárica: há um aumento no volume do gás sob pressões constantes. Além disso, quando é isotérmica? A transformação isotérmica ocorre quando um gás, em condições ideais, sofre variação na sua pressão e no seu volume, mas a temperatura permanece constante. A palavra isotérmica vem do grego, em que iso significa “igual”, e thermo significa “calor”, ou seja, “calor igual”, o que dá a entender que a temperatura não muda.
E outra pergunta, como fazer uma transformação isotérmica?
A fórmula matemática que expressa a transformação isotérmica é dada por: P.V = k, porque quando duas grandezas como essas são inversamente proporcionais, o seu produto é sempre uma constante. Por isso, temos também que: Pinicial . Vinicial = Pfinal . Vfinal. Como calcular o trabalho em um processo Isotermico? O trabalho é calculado pela expressão W = -Pext. ∆V, e o calor, pela 1ª Lei da Termodinâmica, é: Q = -W. A variação de entalpia é calculada a partir da definição desta grandeza, H = U + PV, e do fato que, em uma transformação isotérmica de um gás ideal, ∆U = 0 e PV = constante, logo ∆(PV) = 0.
O que são transformações gasosas dê exemplos?
Um bom exemplo que pode ser tomado é o de uma bexiga cheia de ar. Quando a temperatura do gás dentro da bexiga aumenta, seu volume também aumenta. Processo semelhante ocorre quando a temperatura do gás dentro da bexiga diminui, já que seu volume também diminui.
Artigos semelhantes
- O que é uma transformação isotérmica?
- O que é uma transformação isotérmica exemplos?
Um sistema fechado altera o seu volume e pressão sem alterar a temperatura. O sistema permite a troca de energia. Quando o sistema está em um recipiente isotérmico, esta transformação ocorre. Um calorímetro é um exemplo.
- Quando um gás ideal é submetido a uma expansão isobárica?
A transformação isobárica é um processo em que a pressão se mantém constante durante o processo. A lei chama-se Lei de Charles e Gay-Lussac.
- O que é isotérmica e isobárica?
A expansão ou contração lenta de um gás a uma temperatura constante é chamada transformação anisotérmica. Uma bexiga é colocada em um refrigerador para resfriar o gás no interior.
- O que ocorre com um gás numa compressão isotérmica?
- O que ocorre na compressão isotérmica?
- Qual a diferença entre as transformações isotérmica e adiabática já que suas curvas PXV são bem parecidas e para ambas vale a equação geral dos gases?