Casa > Q > Quais As Doenças Do Peritônio?

Quais as doenças do peritônio?

No entanto, citamos aqui algumas das mais comuns:

  1. Apendicite.
  2. Inflamação da vesícula biliar.
  3. Pancreatite.
  4. Lesões na cavidade abdominal.
  5. Procedimentos médicos.
  6. Íleo paralítico.
  7. Diverticulite.

Consulte Mais informação

Você pode gostar

Quais são as 5 pregas do peritônio?

A prega umbilical mediana é produzida pelo ligamento umbilical mediano.

Então, como é o peritônio?

O peritônio é a membrana presente na cavidade abdominal e que envolve os órgãos internos, como estômago, intestinos, fígado e baço, dentre outros. Sua função é de sustentação destas estruturas e ajuda a diminuir o atrito entre elas, além de armazenar gordura. Consequentemente, quais órgãos abdominais não envolvidos pelo peritônio? Na parte de trás do abdome situam-se alguns órgãos que não chegam a ser envolvidos nas pregas do peritônio. Ficam por trás dele, e, por isso, são chamados retro peritoneais; é o caso dos rins e do pâncreas. Já o fígado, o baço e o útero, quase totalmente envolvidos, são intraperitoneais.

O que causa câncer no peritônio?

As causas do câncer de peritônio não estão bem definidas, porém sabe-se que, em alguns casos, este tipo de câncer se desenvolve porque células cancerosas de outros órgãos chegam à camada que reveste o abdome, através da corrente sanguínea, e se multiplicam dando origem ao tumor. Por conseguinte, como ocorre a inervação do peritônio? O peritônio parietal é inervado pelos nervos das paredes a ele adjacentes: a parte diafragmática pelos n.n. frênicos, o restante pelos n.n. tóraco-abdominais e ramos do plexo lombo-sacral.

Você pode gostar

Quais são as pregas do peritônio?

O peritoneu tem três dobras que contêm células gordurosas. Os vasos e nervos são responsáveis pela nutrição das vísceras. Os epiploes têm um papel especial nos ataques aos órgãos abdominais.

Mantendo isto em consideração, quais são os sintomas de câncer no peritônio?

O câncer do peritônio pode ser totalmente assintomático. No entanto, dor abdominal, diarreia, náuseas, aumento da circunferência abdominal, ascite (fluído no abdômen), febre, perda de peso, fadiga, perda de apetite, anemia e distúrbios digestivos podem indicar a doença. Em relação a isto, como diagnosticar câncer no peritônio? Diagnóstico do câncer de peritônio

Os principais são: Exames de imagem – são úteis na avaliação de pacientes com sintomas sugestivos de carcinomatose peritoneal. A tomografia computadorizada ou ressonância magnética do abdômen e da pelve pode confirmar a presença de doença nova ou recorrente no peritônio.

O que é inflamação no peritônio?

Peritonite é a inflamação do peritônio, que é uma membrana serosa que reveste a cavidade abdominal (peritônio parietal) e também algumas vísceras (peritônio visceral). Este tipo de afecção pode ser difusa ou localiza e, primária ou secundária. Correspondentemente, onde é o câncer no peritônio? A maioria dos cânceres primários de peritônio inicia-se na parte inferior do abdômen conhecida como pélvis, onde se localizam os ovários. Por esta razão, o câncer primário de peritônio e o câncer de ovário se comportam de forma muito semelhantes e são tratados, na maioria das vezes, da mesma maneira.

Posteriormente, quanto tempo vive uma pessoa com câncer no peritônio?

“Em 20 a 40% dos casos, a esperança de vida se eleva para 2 a 5 anos, antes era de 6 a 9 meses. A maior contribuição é esta, tratar um câncer que antes não tinha recursos”, salienta. Há ainda casos em que a doença é curada. Poucos centros do Brasil fazem este procedimento, que necessita de equipe multidisciplinar.

De Wohlen Mctier

Artigos semelhantes

O que causa infecção no peritônio? :: O que fazer em caso de derrame pleural?
Links Úteis