Casa > Q > Quais São As Glandulas Merocrinas?

Quais são as Glandulas Merocrinas?

Já as glândulas merócrinas são o oposto das holócrinas, pois as células secretoras eliminam apenas a secreção, mantendo seu citoplasma praticamente intacto. Exemplos delas são as glândulas salivares e sudoríparas.

Consulte Mais informação

Você pode gostar

O que são glândulas Merocrinas apócrinas e holócrinas?

O citoplasma da célula secretora não se perde quando são utilizadas as glândulas merócrinas. O citoplasma das células secretoras é apresentado nas glândulas apócrinas. A secreção da célula secretora é eliminada pelas glândulas holocrinas.

Quais são as glândulas apócrinas e holócrinas?

Nas glândulas merócrinas, a secreção é liberada sem que haja nenhuma perda do citoplasma. As glândulas apócrinas, por sua vez, eliminam secreção com porções do citoplasma. Já as glândulas holócrinas são aquelas em que toda a célula é eliminada com a secreção (Veja esquema a seguir). Quais são as glândulas holócrinas? Denominam-se glândulas holócrinas as que acumulam as suas secreções até que ocorra a rutura das células secretoras. As células mortas pela rutura são substituídas pela divisão de outras células. As glândulas sebáceas da pele são as únicas glândulas verdadeiramente holócrinas.

Também, o que são glândulas tubuloalveolares?

Glândula onde se encontram ao mesmo tempo porções secretoras tubulosas e acinosas. Pode ser simples ou composta. Ocorre porção tubular e acinosa em um único ducto. O que são glândulas apócrinas? As glândulas apócrinas são glândulas sudoríparas que se concentram em determinadas zonas do corpo, como nas virilhas, peito, região perineal e sacrococcígea e também nas axilas, que é o lugar onde se apresenta maior concentração delas.

Quais os três tipos de glândulas?

As glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial e podem ser divididas em exócrinas, endócrinas e mistas. As glândulas são estruturas originadas de tecido epitelial, mais especificamente o tecido epitelial glandular. Posteriormente, quais são os tipos de glândulas que existem? As glândulas fazem parte do Sistema Endócrino e podem ser classificadas em três tipos:

  • Exócrinas: Lançam os seus produtos para fora do corpo, através de ductos.
  • Endócrinas: Lançam os seus produtos na corrente sanguínea.
  • Mistas ou Anfícrinas: Atuam ao mesmo tempo como glândulas exócrinas e endócrinas.

Também, qual a classificação das glândulas quanto a função?

As glândulas exócrinas podem ser classificadas, de acordo com o modo de liberação da sua secreção, como merócrinas, holócrinas e apócrinas. Nas glândulas merócrinas, como o pâncreas e a glândula sudorípara, a secreção é liberada por exocitose, sem perda de outro material celular. Além disso, o que é o que é glândula endócrina cordonal? Cordonal: A glândula endócrina cordonal apresenta um arranjo que lembra códões, os quais estão entremeados por capilares sanguíneos. Ex.: Hipófise. Vesicular ou folicular: A glândula é formada por células agregadas que formam folículos, pequenos sacos que acumulam secreção.

Então, como são classificadas as glândulas mamárias?

As glândulas mamárias, classificadas como exócrinas (secretoras),estão presentes em ambos os sexos de todos os mamíferos.

De Slotnick Denmon

Artigos semelhantes

Como são classificadas as glândulas sebáceas? :: Onde as glândulas sebáceas são encontradas em maior abundância no nosso corpo?
Links Úteis