Casa > Q > Quem Tem O Maior Raio Atômico?

Quem tem o maior raio atômico?

Algumas literaturas apontam que o elemento químico de maior raio atômico é o césio (Cs), mas não descartam a possibilidade do frâncio (Fr) possuir um maior raio atômico.

Consulte Mais informação

Você pode gostar

Como saber quem tem maior raio atômico?

O raio atómico vai de cima para baixo na tabela periódica. Eles aumentam da direita para a esquerda na posição horizontal. O césio tem o maior raio atómico.

Porque a energia de ionização varia de forma inversa à do raio atômico?

Ao tempo que os prótons aumentam, o nível de atração colocada sobre os elétrons também aumentam. Assim, é menor o raio atômico ao mesmo tempo que a energia de ionização aumenta. Então, a energia de ionização periódica é feita ao inverso do raio atômico. O raio atômico é de cima para baixo, da direita para a esquerda. Quanto maior o raio atômico maior a energia de ionização? Podemos ver que, nas famílias e nos períodos, a energia de ionização aumenta à medida que o raio atômico diminui. Isso ocorre porque, quanto menor for o tamanho do átomo, maior será a atração dos elétrons na eletrosfera pelos prótons no núcleo, tornando mais difícil de se retirar o elétron.

Também, quais os fatores que influenciam na energia de ionização?

VARIAÇÃO DO POTENCIAL (OU ENERGIA) DE IONIZAÇÃO

Essa maior ou menor atração que o núcleo exerce sobre os elétrons depende de dois fatores: Carga nuclear (que é positiva e corresponde ao número de prótons); Tamanho do átomo (que pode ser expresso através do raio atômico).
Como calcular a energia de ionização do hidrogênio? Unidade de energia: Duas vezes a energia de ionização do átomo de hidrogênio (e2/ao =4, 36 × 10-11 erg ou 27, 2 eV). Unidade de tempo: O tempo gasto para o elétron percorrer uma distância correspondente ao raio de Bohr com a velocidade do elétron na primeira órbita de Bohr (ao/vo = 3/(me4) = 2, 42 × 10-17 s).

Você pode gostar

Como saber quem tem o maior raio atômico?

O número atómico aumenta de cima para baixo na mesma família. O estado fundamental do átomo tem um aumento nos níveis de energia. O raio atómico cresce de cima para baixo na tabela periódica.

Correspondentemente, como calcular a energia de um elétron?

Átomo de Bohr

  1. mv² = ke², logo mv² = ke² (I) r r² r. A energia cinética do elétron é dada por Ec = ½ mv².
  2. Ec = ke² 2r.
  3. Já a energia potencial do elétron é dada por: Ep = - ke² (II) r. Não pare agora...
  4. E = ke² – ke² = - ke² (III) 2r r 2r.
  5. mvr = nh. 2π
  6. v = nh (IV) 2πmr.
  7. m( nh )² = ke² 2πmr r.
  8. mn²h² = ke² 4π²m²r² r.
Como calcular o raio atômico de um elemento? É muito simples calcular o raio de um átomo, basta utilizar a fórmula R = D/2, onde:
  1. R – é raio atômico;
  2. D – é diâmetro do átomo.

O que é energia eletrônica?

Eletroafinidade ou afinidade eletrônica corresponde à energia liberada quando um elétron é adicionado a um átomo neutro no estado gasoso. O elemento flúor, por exemplo, tem essa capacidade de atrair elétrons e “capturá-los”, originando um íon de carga negativa. O que representa a afinidade eletrônica? A afinidade eletrônica é uma propriedade que estuda a energia liberada por um átomo ao receber um elétron. A Tabela Periódica atual foi organizada por Moseley, em 1913, e colocou os elementos químicos em ordem crescente de número atômico (Z).

Quem tem mais afinidade eletrônica?

Portanto, os elementos que possuem maiores eletroafinidades são os halogênios (elementos da família 17 ou VIIA) e o oxigênio.

De Niko Bilton

Artigos semelhantes

O que são os íons? :: Qual é o significado da palavra Exotérmica?
Links Úteis