Quais são os 3 grupos de moluscos?
De uma maneira geral, os moluscos são classificados em sete classes, entretanto, por questões didáticas, costumamos estudar apenas três grupos: os gastrópodes, bivalves e cefalópodes.
E outra pergunta, qual a diferença entre os anelídeos e os moluscos?
Os anelídeos são animais de corpo segmentado, possuem sistemas típicos de excreção, reprodução e coordenação nervosa. Os moluscos, por sua vez, são animais de corpo mole e geralmente usam carapaças mineralizadas para proteção, apresentam divisão em cabeça, pé e massa visceral, e realizam reprodução sexuada. Então, qual é a origem dos moluscos? Os moluscos possuem uma grande quantidade de registro fóssil. O registro fóssil excelente desse filo é de cerca de 500 milhões de anos atrás e sugere que a origem do filo Mollusca ocorreu no período Pré-cambriano.
Quais são as características do filo molusco?
São animais triblásticos, celomados, com simetria bilateral e cujo corpo é dividido em cabeça, pé e massa visceral (que abriga os principais órgãos desses animais). Correspondentemente, quais são os moluscos que não possuem concha? Nesse grupo, encontramos o caracol, o marisco e a ostra. Há também os que apresentam a concha interna e reduzida, como a lula, e os que não têm concha, como o polvo e a lesma, entre outros exemplos.
Também, qual é o modo de vida dos moluscos?
Os moluscos são animais que podem viver em ambientes aquáticos e terrestres. Alguns são fixos, outros enterram-se e outros, como as lulas, podem nadar por jato-propulsão. Os cefalópodes apresentam uma “bolsa de tinta” que é uma estrutura defensiva. Os moluscos constituem um grupo muito bem sucedido na natureza. Como os moluscos se protegem dos predadores? Classe de moluscos invertebrados ao qual pertencem a lula, o polvo e a sépia. Esses animais produzem uma tinta escura que é usada como mecanismo de defesa: ao se sentirem ameaçados, contraem a glândula de tinta e lançam na água uma grande nuvem negra que assusta e distrai um possível predador.
O que são bivalves exemplos?
São exemplo de bivalves os mexilhões, os pectinideos, as ostras e as vieiras. Atendendo ao número de espécies, os bivalves são a segunda classe de Moluscos, com cerca de 20 000 espécies distribuídas por águas doces e salgadas. Qual o tipo de respiração dos bivalves? A respiração desses animais é branquial; as conchas permitem que uma corrente de água circule entre as brânquias, que absorvem e filtram o oxigênio dissolvido na água. Em relação à reprodução em geral os sexos são separados, e a união dos gametas, ou seja, a fecundação, é externa.
Quais as formas de locomoção dos bivalves?
Eles podem locomover-se, e, em alguns casos, a movimentação ocorre com a abertura e o fechamento da concha. Como representantes dos bivalves, podemos citar os mariscos, ostras e mexilhões.
Artigos semelhantes
- São características que ocorrem em todos os representantes dos moluscos?
Há características que ocorrem em todos os representantes dos moluscos.
- São características que ocorrem todos os representantes dos moluscos?
O segundo maior filo dos metazoários são os moluscos. O sistema nervoso dorsal e a cabeça diferenciada são características que ocorrem em todos os representantes dos moluscos. rádula e massa.
- Como os moluscos podem ser classificados?
As sete classes de moluscos são Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, e Gastropoda. As classes com o maior número de representantes conhecidos são as que são normalmente estudadas no ensino fundamental.
- O que os moluscos não possuem?
- Qual a função da rádula presente em certos moluscos?
- Que moluscos têm rádula?
- Como é a classificação dos moluscos?