Casa > P > Porque O Bef2 Não Obedece A Regra Do Octeto?

Porque o bef2 não obedece a regra do octeto?

É uma exceção à Regra do Octeto porque é capaz de formar compostos com duas ligações simples, sendo assim, estabiliza-se com apenas quatro elétrons na camada de valência.

Consulte Mais informação

Você pode gostar

Porque bef2 não obedece a regra do octeto?

Como o hidrogênio deve desistir de dois elétrons para fazer a ligação, o átomo de berílio compartilha seus elétrons e atinge a estabilidade. É uma exceção à regra do Octeto porque tem estabilidade com seis elétrons.

Quais compostos não obedecem à regra do octeto?

Exceções da regra do octeto

São eles: Berílio: fica estável com apenas quatro elétrons na última camada; Boro e Alumínio: estabilizados com seis elétrons na camada de valência.
A respeito disto, quantos elétrons o precisa para ficar estável? A teoria do octeto diz que, para um átomo ficar estável, ele deve possuir oito elétrons na camada mais externa ou dois elétrons, se a camada é a K.

Consequentemente, como funciona a regra do octeto?

Para atingir tal estabilidade sugerida pela Regra do Octeto, cada elemento precisa ganhar ou perder (compartilhar) elétrons nas ligações químicas, dessa forma eles adquirem oito elétrons na camada de valência. Correspondentemente, o que diz a teoria do octeto? A teoria do octeto baseia-se na matemática da somatória dos elétrons. Se todos os subníveis da última camada eletrônica estiverem com dois elétrons cada, a camada de valência terá oito elétrons no total e, consequentemente, o átomo estará estável.

Você pode gostar

Quem não segue a regra do octeto?

Os átomos dos elementos encolhem ao formar compostos. Há dois elétrons na camada de valência. Deve-se perder estes dois elétrons para se tornar estável. Isto não acontece na molécula acima.

A respeito disto, porque o berílio faz ligação covalente?

O fato de o Berílio apresentar uma baixa energia de ionização favorece o seu caráter metálico (capacidade de perder elétrons), mas seus átomos possuem a capacidade de sofrer hibridização. A hibridização é um fenômeno que permite que os átomos de Berílio possam realizar ligações covalentes mesmo sendo metais. Então, quantos elétrons o hidrogênio precisa para ficar estável? O Oxigênio necessita de dois elétrons para ficar estável e o Hidrogênio, de dois elétrons.

E outra pergunta, por que o boro fica estável com 6 elétrons?

Já no segundo caso, no trifluoreto de boro, o boro adquire estabilidade compartilhando seus três elétrons de valência com três átomos de flúor, assim ele fica estável com apenas 6 elétrons na camada de valência. Em ambos os casos os átomos do flúor ficam com o octeto completo, mas o elemento central não. Quantos elétrons o cloro precisa para ficar estável? Abaixo, exemplos de elementos que realizam combinações para alcançar a estabilidade eletrônica. Exemplo 1: O cloro (Cl) tem número atômico equivalente a 17 e sete elétrons na camada de valência. Logo, para obter a estabilidade precisa de apenas um elétron.

Posteriormente, quem perde elétrons?

Cátion: átomo que perde elétrons e adquire carga positiva.

De Rechaba Flether

Artigos semelhantes

Quando um átomo perde ou ganha elétron ele se torna? :: Como se calcula o valor do goodwill?
Links Úteis