Como podemos definir genoma?
Genoma é a sequência completa de DNA (ácido desoxirribonucleico) de um organismo, ou seja, o conjunto de todos os genes de um ser vivo. Estudar o genoma é como estudar a anatomia molecular de uma espécie.
O que estuda a epigenética?
Atualmente, epigenética é uma área da biologia que se ocupa de estudar mudanças no fenótipo que não têm relação com alterações na sequência de DNA. Essas mudanças perpetuam-se em divisões celulares, mitóticas ou meióticas. Quantos genes tem uma bactéria? Humanos têm cerca de 20.000 genes; enquanto uma bactéria como a E. coli possui 4.500.
Ali, qual o mecanismo pelo qual a presença de lactose controla a bactéria?
O operon lac é um operon, ou grupo de genes com um único promotor (transcrito na forma de um único RNAm). Os genes do operon codificam proteínas que permitem que as bactérias utilizem a lactose como fonte de energia. Ali, qual o principal gene supressor de tumor? Os exemplos mais conhecidos de genes supressores tumorais são os genes p53 e Rb que exercem um estreito controle interligado da divisão celular, como demonstramos na figura 4.
O que é o processo Semiconservativo?
Na replicação, a molécula de DNA será duplicada. As duas moléculas formadas serão constituídas por uma fita que pertencia à molécula original e uma fita recentemente sintetizada. Pelo fato de as novas moléculas serem constituídas por uma fita “antiga” e uma “nova”, esse processo é denominado semiconservativo. Também se pode perguntar qual é o papel do complexo cap ampc no operon lac? Somente o complexo CAP-AMPc é capaz de estimular a transcrição e se ligar a determinados promotores (Saiba mais sobre motivos proteicos de ligação ao DNA clicando AQUI!). No operon lac, CAP se liga próximo a a região que se liga a RNA polimerase. CAP exibe simetria bilateral que se ajusta à seu ponto de ligação do DNA.
A respeito disto, qual o papel das enzimas de restrição?
Enzimas de restrição são proteínas encontradas em bactérias que reconhecem uma curta sequência de DNA específica e clivam a dupla fita em um ponto específico. Estas enzimas fazem parte de um sistema de defesa contra DNA de fagos, os vírus de bactérias. Quando ocorre o splicing alternativo? No processamento conhecido por splicing alternativo, diferentes exons de um mesmo pré- RNA podem ser utilizados na produção de diferentes RNAs maduros, e assim gerar proteínas distintas a partir de um único gene, caso essas variações encontrem-se em regiões codificantes.
Em relação a isto, qual a diferença de splicing e splicing alternativo?
No splicing, algumas seções do transcrito de RNA (íntrons) são removidas, e as seções restantes (éxons) são acopladas novamente. Alguns genes podem sofrer splicing alternativo, levando à produção de diferentes moléculas maduras de RNAm a partir do mesmo transcrito inicial.
Artigos semelhantes
- Como podemos definir competição?
A competição é uma relação ecológica desarmônica que pode envolver indivíduos de diferentes espécies, promovendo a competição por um ou mais recursos ambientais: água, alimento, luz e espaço físico, assim como entre indivíduos da mesma espécie.
- Como podemos definir uma comunidade religiosa?
A idéia de uma vida de justiça, fé e oração comum é o que levou à criação de comunidades religiosas. As comunidades de hoje não são tradicionais.
- Como podemos definir reatividade na química?
A reatividade química de um elemento é a propriedade que ele tem de reagir. Está relacionada com o carácter metálico ou não metálico do elemento.
- Como podemos definir a ligação iônica?
- Como podemos definir o deslocamento?
- Como podemos definir um vetor de um exemplo?
- Como é o genoma humano?