Casa > O > Onde Fica O Peritônio No Nosso Corpo?

Onde fica o peritônio no nosso corpo?

O peritônio é a maior membrana do corpo. Ela reveste o interior do abdômen (barriga) abrangendo e protegendo todos os órgãos nele contidos (intestino, fígado, estômago, ovários, entre outros).

Consulte Mais informação

Você pode gostar

Onde as glândulas sebáceas são encontradas em maior abundância no nosso corpo?

Encontram-se mais no rosto e no couro cabeludo, mas também nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. Há um tipo especial de sebo em lágrimas nas pálpebras.

Ali, onde é o câncer no peritônio?

O câncer de peritônio é um câncer raro que afeta o peritônio, uma membrana que reveste a parte interna da cavidade abdominal e recobre órgãos como o estômago e os intestinos, reto, bexiga e útero. Toda essa camada é rica em vasos do sistema linfático, que funcionam como sistema de defesa do organismo. E outra pergunta, quais as 4 estruturas do peritônio? Peritônio

Saco menor (bolsa omental)

  • Anterior – ligamento hepatoduodenal.
  • Posterior – veia cava inferior e pilar direito do diafragma.
  • Superior – lobo caudal do fígado.
  • Inferior – parte superior do duodeno.

Também, quais são os órgãos extraperitoneais?

Órgãos extraperitoneais (retroperitoneais ou subperitoneais): localizam-se posterior ou inferiormente ao peritônio parietal, sendo apenas parcialmente cobertos pelo revestimento peritoneal, em geral apenas uma de suas faces. Ex: rim. As pessoas também perguntam qual a função do epiplon? O epiplon é o nome dado a duas dobras do peritônio, fina membrana que recobre a cavidade abdominal. Distinguimos o pequeno e o grande epiplon. O primeiro liga o fígado ao estômago enquanto o segundo vai do estômago ao cólon transverso e cobre a superfície dos intestinos.

Você pode gostar

Onde podemos encontrar em nosso corpo os músculos não estriados ou lisos e quais suas funções?

O tecido muscular liso é constituído por células mononucleares. Este tipo de músculo pode ser encontrado nas paredes dos órgãos ocos como o estômago, útero, bexiga, artérias, veias, vasos sanguíneos, etc.

Ali, qual exame detecta o câncer de peritônio?

Exames de imagem, como ultrassom, tomografia e ressonância magnética. Eventualmente, podem ser necessárias também endoscopia e colonoscopia, para avaliar a eventual presença de tumores no estômago e intestino que possam ter se disseminado para o peritônio. Quanto tempo vive uma pessoa com câncer no peritônio? “Em 20 a 40% dos casos, a esperança de vida se eleva para 2 a 5 anos, antes era de 6 a 9 meses. A maior contribuição é esta, tratar um câncer que antes não tinha recursos”, salienta. Há ainda casos em que a doença é curada. Poucos centros do Brasil fazem este procedimento, que necessita de equipe multidisciplinar.

Quanto tempo vive uma pessoa com carcinomatose peritoneal?

Esta condição, apesar de não representar uma disseminação sistêmica da doença, ou seja, por todo o corpo, está associada a um prognóstico e sobrevida muito limitados, sendo que sem tratamento condiciona uma sobrevida média de cerca de seis meses. O que causa infecção no peritônio? A inflamação e infecção do peritônio podem acontecer por uma variedade de razões. Na maioria dos casos, a causa é uma ruptura (perfuração) na parede abdominal, mas a doença também pode se desenvolver sem que tenha havido uma ruptura abdominal - embora seja raro. Este tipo de peritonite é chamado peritonite espontânea.

E outra pergunta, como se chama a membrana que reveste o peritônio?

O Peritoneu, peritónio ou peritônio é uma membrana serosa, a maior do corpo, transparente e que recobre tanto a parede abdominal quanto as vísceras.

De Annmaria

Artigos semelhantes

Como é o peritônio? :: O que é peritônio parietal e visceral?
Links Úteis