Casa > Q > Quando Usar Apóstrofo Em Português?

Quando usar apóstrofo em português?

Apóstrofo – quando usar? Na língua portuguesa, o apóstrofo é usado para suprimir a vogal de preposições em palavras compostas, como caixa-d'água e pau-d'arco. Também é utilizado em contrações entre preposições e elementos pertencentes a grupos vocabulares distintos.

Consulte Mais informação

Você pode gostar

Quando usar apóstrofo no plural?

O plural é normal se escrevermos por extenso. Há acrônimos com o final s e nenhum apóstrofo.

Como se escreve a palavra apóstrofo?

Significado de Apóstrofo

substantivo masculino [Gramática] Sinal gráfico (') em forma de vírgula que indica elisão de letra ou letras. Etimologia (origem da palavra apóstrofo). Do grego apóstrophos.
A respeito disto, quais são as palavras que têm hífen? # Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.

Quais são as palavras que tem trema?

Palavras que recebiam trema: agüentar, argüir, argüição, averigüemos, apazigüemos, bilíngüe, cinqüenta, conseqüência, conseqüente, delinqüência, delinqüente, deságüe, enxágüe, freqüência, freqüente, lingüiça, pingüim, qüinquagésimo, qüinqüênio, qüinqüenal, sagüi, seqüência, seqüestro, tranqüilo... Quando usar apóstrofo no plural? Se escrevermos por extenso, o plural é normal: quilogramas, quilômetros, metros, horas... Siglas fazem plural com a desinência “s”, sem apóstrofo: PMs, CPIs, IPVAs, Ufirs, Detrans...

Você pode gostar

Como usar o apóstrofo na língua portuguesa?

A língua portuguesa usa o apóstrofo para suprimir as vogais em palavras compostas. É usado entre elementos de diferentes grupos de vocabulário. Em Os Lusadas, Cames retrata uma viagem para as Índias.

Também, o que é hífen exemplos?

Exemplo: antiácido; autoestrada; hidroelétrica. 5. O hífen é utilizado nas palavras derivadas por sufixação em que o primeiro elemento terminar de forma tônica ou com acento gráfico e o segundo elemento for os sufixos "açu", "guaçu", "mirim". Quando usar o hífen exemplos? Palavras iguais ou quase iguais. Quando uma palavra é formada por dois adjetivos, dois verbos ou dois elementos repetidos, deve-se utilizar o hífen para ligá-las. Exemplos: corre-corre, esconde-esconde, tique-taque, zigue-zague, blá-blá-blá, técnico-científico.

Quais palavras não tem mais hífen?

Não se emprega mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas. Como ler o trema? O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa. Vale lembrar, porém, que a pronúncia continua a mesma.

Como colocar o trema?

Segure ambas as teclas "Shift " e depois pressione a tecla " Ponto e vírgula /Colon " "Ctrl" e . Solte as teclas "Ctrl " e " Shift. " Digite o vogal que você quer ter um trema , "a", "e", "i ", "o" ou "u .

De Noah

Artigos semelhantes

Para que serve o Ö? :: Como escrever ª?
Links Úteis