Por que os átomos tendem a ganhar ou perder elétrons?
A carga dos átomos se baseiam no princípio da teoria do octeto, ou seja, para atingir a estabilidade o átomo precisa ter oito elétrons em sua camada de valência. Mas, o que isso quer dizer? Camada de valência: é a última camada do núcleo do átomo. Isso significa que ela é a primeira a perder e a ganhar elétrons.
O que e um cátodo e ânodo?
1.1 – Ânodo: É o polo negativo, sofre oxidação porque perde elétrons e é o agente redutor. 1.2 - Cátodo: É o polo positivo, sofre redução por ganhar elétrons e é o agente oxidante. Quem se oxida é se reduz? Classificação das reações e dos agentes em reações de óxido-redução: se houver uma perda de elétrons a reação será chamada de reação de oxidação; quando há ganho de elétrons é chamada de reação de redução. O elemento que sofre oxidação é chamado de agente redutor e o que sofre redução é chamado de agente oxidante.
Por conseguinte, quem sofre oxidação é quem sofre redução?
Podemos dizer então que em uma reação a substância que perde elétrons e sofre oxidação é designada agente redutor enquanto a substância que ganha elétrons e sofre redução é designada agente oxidante. O que acontece com o ferro quando ele enferruja? No caso da ferrugem quem oxida (agente redutor) é o ferro e isso ocorre conforme as reações abaixo: Fe(s) → Fe2+ + 2e- (oxidação do ferro) O2 + 2H2O + 4e- → 4OH- (redução do oxigênio) 2Fe + O2 + 2H2O → 2Fe(OH)2 (equação geral)
Quais átomos são estáveis?
Para ficarem estáveis, os átomos precisam completar a camada K, que deve ter dois elétrons. Então, eles compartilham seu único elétron, numa ligação covalente. Desse modo, cada átomo H fica com a configuração eletrônica 1s2, igual à de um gás nobre, o hélio (He). Como saber qual estrutura e mais estável? Quanto mais ligações covalentes uma estrutura tem, mais estável ela é.
Correspondentemente, quantos elétrons o ferro precisa para ficar estável?
A denominação “regra do octeto” surgiu em razão da quantidade estabelecida de elétrons para a estabilidade de um elemento, ou seja, o átomo fica estável quando apresentar em sua camada de valência 8 elétrons. Então, qual é a causa da instabilidade de um átomo? Nesse último caso, a instabilidade se dá devido à taxa nêutron/próton que é muito baixa, tornando o átomo instável. Vejamos um exemplo de desintegração nuclear: O isótopo Urânio (U– 238) é desintegrado quando seu núcleo se rompe.
É possível desintegrar um átomo?
É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito." (Albert Einstein). Na época em que Albert Einstein escreveu essa frase célebre, ele quis evidenciar algumas dificuldades da sociedade em quebrar com certos paradigmas, dentre eles o racismo.
Artigos semelhantes
- Como calcular limites que tendem ao infinito?
lim x ( x ) g
- Quantos Mols de átomos de ferro existem em um mol de Fe2O3 quantos átomos de ferro existem em um mol de Fe2O3?
A razão de Fe2O3 para Feque é 1:2.
- O que são átomos e elétrons?
A menor parcela em que um elemento pode ser dividido sem perder suas propriedades químicas é o átomo. O núcleo de um átomo é composto por partículas chamadas prótons e nêutrons.
- Quais são os nomes é os símbolos dos quatro números quânticos necessários para definir a energia dos elétrons nos átomos?
- Porque os átomos ganham ou perdem elétrons?
- É possível perder gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo?
- Quantas calorias que ingerir por dia para perder 1 kg por dia?