O que é antítese e paradoxo?
A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima. A escola literária que mais utilizou essas figuras foi o Barroco em virtude da conturbação de sentimentos, ideias e desejos tão comuns à época.
O que é a ambiguidade?
Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação. Em relação a isto, como identificar personificação? Ou seja, é possível identificar a personificação quando o autor humaniza um animal ou ser inanimado. As fábulas trazem ótimas ilustrações dessa figura de linguagem, pois nelas é comum vermos animais falando, por exemplo.
Como identificar o pleonasmo?
Pleonasmo
Exemplos de pleonasmo vicioso
- entrar para dentro;
- sair para fora;
- subir para cima;
- descer para baixo;
- adiar para depois;
- surpresa inesperada;
- outra alternativa;
- ver com os olhos;
Já estou cheio de me sentir vazio. (Renato Russo) A novidade que seria um sonho/O milagre risonho da sereia/virava um pesadelo tão medonho. (Gilberto Gil)
Como explicar um paradoxo?
O paradoxo é uma figura de linguagem que remete a aproximação de palavras contrárias que expressam ideias contraditórias. É também denominada também de oximoro e recebe a classificação de figura de pensamento. Você também pode perguntar quais são os tipos de paradoxo? Paradoxoé
Paradoxo
- paradoxo verídico.
- paradoxo condicional.
- paradoxo falsídico.
Quem vive de esperança morre de fome?
Benjamin Franklin frase: Quem vive de esperanças morre em Jejum. As pessoas também perguntam quais são os tipos de metonímia? Tipos de metonímia
- O efeito pela causa (ou a causa pelo efeito)
- A parte pelo todo (ou o todo pela parte)
- O autor pela obra.
- O concreto pelo abstrato (ou o abstrato pelo concreto)
- A marca pelo produto.
- O singular pelo plural.
- O continente pelo conteúdo.
- A classe pelo indivíduo (ou o indivíduo pela classe)
Posteriormente, quais são as metonimias?
Metonímia é a figura de linguagem utilizada para substituir um termo por outro, “emprestando” o seu sentido. Por isso, a substituição normalmente é feita entre termos que compartilham características e que estejam relacionados de alguma forma, de modo que o sentido entre eles fique claro.
Artigos semelhantes
- O que é paradoxo Cite 3 exemplos em frases?
A novidade que seria um sonho, o milagre risonho e o pesadelo hediondo são exemplos de frases com paradoxos.
- O que seria um paradoxo?
Uma figura de pensamento chamada oxímoro é responsável por contrastar uma idéia. É uma figura de linguagem com conceitos amplos.
- O que é paradoxo e exemplos?
- O que é um paradoxo figura de linguagem?
A aproximação das palavras contrárias é referida como uma figura de linguagem. É classificada como uma figura de linguagem.
- O que é paradoxo 3 exemplos?
- O que é paradoxo em raciocínio lógico?
- Como explicar um paradoxo?