Casa > O > O Que É Uma Epífise?

O que é uma epífise?

A glândula pineal, ou epífise, é uma glândula endócrina, ou seja, ela produz hormônios que são liberados e transportados na corrente sanguínea a diversos órgãos-alvo. Essa glândula está localizada no diencéfalo, próximo ao centro do cérebro dos mamíferos, mede 5 por 8 mm e pesa cerca de 150 mg.

Consulte Mais informação

Você pode gostar

O que que é epífise?

A área no final dos ossos longos é chamada epífise e é responsável pelo movimento dos ossos adjacentes. A superfície da epífise é coberta por uma camada de tecido ósseo.

A respeito disto, qual é a formação dos ossos?

A formação óssea em um embrião em desenvolvimento começa no mesênquima e ocorre através de um de dois processos: ossificação endocondral ou ossificação intramembranosa. A ossificação intramembranosa é caracterizada pela formação de tecido ósseo diretamente a partir do mesênquima. A respeito disto, quais os processos de formação dos ossos? O osso é formado por um tecido esponjoso mais leve (trabecular), que é revestido por uma camada externa rígida conhecida como osso compacto (cortical). O exterior do osso é coberto pelo periósteo, uma camada de tecido fibroso.

Quais são os dois tipos de ossificação explique brevemente a diferença entre eles?

A ossificação incompleta, nos pontos de sutura da caixa craniana, formam as “moleiras,” fontalenas. A ossificação endocondral é responsável pela formação dos ossos curtos e longos. Ocorre sobre uma peça de cartilagem hialina, se assemelhando ao osso que será formado, porém menor. Quais são os tipos de ossificação intramembranosa? A ossificação intramembranosa é um dos dois tipos de formação óssea existentes e é responsável pelo desenvolvimento dos ossos chatos ou laminados, especialmente aqueles que se encontram no crânio. Esse tipo de ossificação acontece no interior das membranas do tecido conjuntivo, o chamado centro de ossificação primária.

Você pode gostar

Qual a doença que a epífise de crescimento?

A doença de Calvé é normalmente limitada a um corpo vertebral em crianças entre os dois e os oito anos de idade.

Em relação a isto, qual é o processo de ossificação?

A Ossificação é o processo de criação do osso, que é a transformação da cartilagem (ou tecido fibroso) em osso. O esqueleto humano consiste inicialmente em grande parte de cartilagem que é relativamente macia e é gradualmente transformada em osso duro durante o desenvolvimento do bebê e da criança. Quando ocorre a ossificação endocondral? A ossificação endocondral acontece quando as células mesodérmicas se transformam em células produtoras de cartilagem, antes do início da formação do osso. É um processo muito mais lento que a ossificação intramembranosa e ocorre na maioria das partes do esqueleto, principalmente nos ossos longos.

Quais são os tipos de ossos do corpo humano?

Didaticamente, costuma-se classificar os ossos, de acordo com a sua forma, em cinco tipos principais: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides. Quais as características do periósteo? O periósteo é constituído por um delicado tecido conjuntivo fibroso que reveste cada elemento do esqueleto como uma bainha, exceto nos locais de cartilagem articular. Apresenta dois folhetos, um superficial e outro profundo em contato direto com o osso.

E outra pergunta, qual o principal componente da matriz óssea orgânica?

colágeno tipo I
A matriz orgânica é composta na sua grande maioria por colágeno tipo I, sendo assim, quando o osso apresenta-se descalcificado, ela cora-se com os corantes específicos do colágeno.

De Tyson

Artigos semelhantes

Quais são os sistemas do corpo humano e suas funções? :: O que é o Sistema de havers?
Links Úteis