Casa > O > O Que É A Zona Pelúcida?

O que é a zona pelúcida?

A zona pelúcida tem um papel importante na fecundação. Inicialmente, tem a função de permitir a penetração do espermatozoide no óvulo. Após esta etapa, protege o embrião até que ele se implante no endométrio.

Consulte Mais informação

Você pode gostar

O que é uma zona pelúcida?

Qual a função do corona radiata?

A zona pelúcida também se encontra revestida pela corona radiata, uma estrutura formada por células foliculares presentes no ovário, e cuja função principal consiste em fornecer nutrientes essenciais para o óvulo. Também se pode perguntar qual a função da zona pelúcida no momento da fecundação? Ela funciona como barreira, permitindo que apenas espermatozoides da mesma espécie tenham acesso ao óvulo, e é responsável por impedir a polispermia, para que espermatozoides adicionais não penetrem no óvulo.

Qual a principal função da zona pelúcida?

A principal função da zona pelúcida é impedir que o óvulo seja penetrado por mais de um espermatozoide ou por espermatozoides de outras espécies. Esse processo de fixação do embrião no endométrio é denominado implantação. Então, qual é a importância da zona pelúcida? A zona pelúcida também é revestida por células foliculares ovarianas, que nutriram o ovócito durante todo o seu desenvolvimento. Essas células têm a função de proteger o óvulo contra choques mecânicos e também de permitir a entrada de apenas um espermatozoide no gameta.

Você pode gostar

O que é zona fótica e zona Afotica?

De acordo com a iluminação, as águas são divididas em zonas de até 200 m de profundidade. A zona psíquica tem entre 200 e 400 m de profundidade. A zona está abaixo dos 400 m de profundidade.

Qual a importância da zona pelúcida na fase de blastocisto?

A zona pelúcida tem inúmeras funções sendo uma das mais importantes a indução da reação acrossómica e a prevenção da polispermia. Esta estrutura persiste até à pré-implantação do embrião em desenvolvimento, sendo necessária a eclosão do blastocisto, da zona pelúcida, para que ocorra a implantação. O que é o corpo polar? Corpo polar. O corpo polar (ou globo polar) é o produto da divisão assimétrica, que ocorre durante a meiose feminina. Relativamente ao oócito, em ambas as partes da meiose, ocorre a extrusão de um corpo polar, o que resulta, no final da meiose, em dois corpos polares e um oócito haploide.

Além disso, o que é o acrossomo?

O acrossoma é uma vesícula exocítica, constituída por uma dupla membrana, que provém do complexo de Golgi. Esta vesícula localiza-se na parte anterior da cabeça do espermatozoide, o que favorece a sua função: a exocitose de enzimas hidrolíticas para a zona pelúcida do oócito. E outra pergunta, o que acontece com o ovócito se não for fecundado? Caso o óvulo não seja fecundado por um espermatozoide, a ovulogênese não se completa, ocorrendo a descamação da parede uterina, que chamamos de menstruação. Se houver a fecundação do óvulo, não ocorrerá a menstruação, havendo então uma gravidez.

Em qual folículo ocorre a formação da corona radiata?

D) Folículo de De Graaf: Este folículo é bastante grande e se caracteriza pelo aparecimento de um espaço intercelular denominado de ANTRO, que está preenchido por líquido folicular. A camada de células foliculares que circunda o ovócito é a corona radiata.

De Maggee Flesner

Artigos semelhantes

São liberados na ovulação? :: Como são os animais da zona abissal?
Links Úteis