Como calcular KC equilíbrio químico?
A constante do equilíbrio pode ser calculada por meio das concentrações em mol/L, sendo chamada, por isso, de Kc. Para calcular o Kc, basta montar a expressão do equilíbrio e utilizar os valores das concentrações molares dos participantes, desde que elas estejam no equilíbrio.
O que é KC no equilíbrio químico?
O que é Kc? Trata-se da sigla que representa a constante de equilíbrio químico em termos de concentração em quantidade de matéria. Kc é a sigla que representa a constante de equilíbrio em termos de concentração de uma determinada reação química. Como fazer a tabela do KC? A montagem da tabela depende inicialmente de:
- Valores das concentrações em mol/L de cada um dos reagentes;
- Valor da concentração em mol/L no equilíbrio de pelo menos um dos produtos;
- Equação da reação em equilíbrio balanceada;
- Conhecer a estequiometria da reação (por meio do seu balanceamento).
Qual o valor da constante de equilíbrio KC?
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) * Kc = 1: significa que a concentração dos reagentes e dos produtos é igual e a reação está em equilíbrio; * Kc > 1: significa que os produtos estão em maior concentração, pois, na expressão de Kc, os produtos estão no numerador. Então, qual o valor de kc na equação 2 so2 g o2 g ↔ 2 so3 g? Para o equilíbrio 2 SO3(g) ⇄ 2 SO2(g) + O2(g) o valor da constante de equilíbrio Kc é 4,8 x 10-3 a 700°C.
Posteriormente, o que entra no kc?
A concentração em quantidade de matéria de uma substância no estado sólido é constante e assim já está incluída no próprio valor de Kc. O mesmo vale para líquidos puros como a água. Resumindo, só participam da expressão substâncias no estado gasoso e em solução aquosa. Qual a diferença entre KP e KC? Kc e Kp estão relacionados por: Kc = Kp (RT)∆n. Então, podemos usar essa fórmula para chegar ao valor de Kc. Mas, primeiro, precisamos descobrir o valor de Kp, que é conseguido através das pressões parciais de cada gás da reação e da aplicação na expressão de Kp para essa reação.
Também se pode perguntar como calcular a constante de ionização?
Para efetuar a constante de ionização
Assim como a constante de equilíbrio Kc, na fórmula para calcular a constante de ionização, a multiplicação entre as concentrações molares dos produtos está no numerador, e a concentração molar do ácido ou da base participante do equilíbrio está no denominador. Como calcular a concentração dos reagentes? Seu cálculo é feito dividindo-se a quantidade de matéria ou substância (mol) pelo volume da solução, conforme a expressão matemática abaixo:
- Onde M = concentração em mol/L.
- ou se referindo ao soluto:
- Podemos substituir o valor de n1 na fórmula da concentração em mol/L e teremos:
Correspondentemente, qual o único fator que altera o valor de kc?
A temperatura é o único fator que pode alterar o valor da constante de equilíbrio. Acompanhe o raciocínio: 1) Aumento da temperatura -> reação endotérmica se acelera -> aumenta a produção de H2 e N2 -> Kc diminui; 2) Queda de temperatura -> reação exotérmica favorecida -> aumenta a produção de NH3 -> Kc sobe.
Artigos semelhantes
- Quais são os tipos de equilíbrio químico?
Os equilíbrios químicos heterogéneos são aqueles em que todos os participantes se encontram no mesmo estado físico.
- O que é equilíbrio químico exemplos?
Um exemplo de equilíbrio químico é uma garrafa de refrigerante. O ácido carbônico em uma garrafa de refrigerante é decomposto em água e dióxido de carbono.
- Quais são as características de um equilíbrio químico?
O equilíbrio químico é um processo no qual as quantidades de reagentes e produtos permanecem constantes em um sistema fechado. A reação inversa tem a mesma velocidade que a reação direta.
- Quais são as três características gerais do equilíbrio químico?
- Qual e a uma das característica de equilíbrio químico em um reação *?
- De quem depende o KP de uma reação em equilíbrio químico?
- Quais são as classificações do equilíbrio químico?