Como calcular apótema de um octógono?
Para que serve o apótema
- Área: A = (L².√3)/4 ou A = (3.L)/2 . a.
- Perímetro: P = 3.L.
- Altura: h = (L.√3)/2.
- Apótema: a = (L.√3)/6 = R/2.
- Raio da circunferência inscrita: r = (L.√3)/6.
- Raio da circunferência circunscrita: R = (L.√3)/3.
Como calcular o apótema de um polígono regular?
Para calcular o apótema vamos considerar um polígono regular de 6 lados, um hexágono, cujo lado mede 3 cm. Primeiro precisamos saber qual será o ângulo no ponto de onde sai o apótema. Para isso, pasta dividir 360° pela quantidade de lados do polígono, no nosso caso, 6 lados. Assim, teremos 60°. Posteriormente, como calcular um octógono? Existem algumas maneiras de calcular a área dos polígonos. Uma maneira é usar o comprimento do apótema e o comprimento de um de seus lados. No entanto, também é possível calcular a área de um octógono simplesmente usando o comprimento de um de seus lados.
Mantendo isto em consideração, como se calcula o apótema de um quadrado?
1 – Como o apótema divide o lado do quadrado em dois segmentos congruentes, podemos dizer que a medida de cada um deles é igual a l/2. 2 – Como se trata de um polígono regular, o apótema e o lado com o qual ele se encontra são perpendiculares. Mantendo isto em consideração, como calcular a apótema de uma pirâmide? A determinação da medida do apótema de um polígono está diretamente ligada ao raio da circunferência em que ele está inscrito, ao valor do ângulo central e à medida do lado do triângulo que forma o polígono.
Como calcular o perímetro de um octógono?
Este comprimento pode ser calculado somando os comprimentos de todos os lados da figura. No caso dos octógonos, podemos calcular seu perímetro adicionando os oito comprimentos de seus lados. Se tivermos um octógono regular, simplesmente precisaremos do comprimento de um lado para calcular o perímetro. Como calcular o apótema de um hexágono regular? Podemos calcular o apótema dividindo o hexágono em seis triângulos congruentes e usando um dos triângulos. Podemos usar o teorema de Pitágoras ou trigonometria para derivar fórmulas diferentes.
Como calcular a área de um polígono regular?
Para calcular a áreas dos polígonos regulares, a melhor forma é a fórmula geral de área de polígonos: semiperímetro multiplicado pelo apótema, dividido por dois. Por conseguinte, como fazer o cálculo de um polígono? A fórmula simples para achar a área de um polígono regular (com todos os lados e todos os ângulos iguais) é: área = 1/2 x perímetro x apótema. Em outras palavras, essa fórmula quer dizer que: Perímetro = a soma do comprimento de todos os lados.
Artigos semelhantes
- Como calcular o Apotema da base da pirâmide?
O valor do ângulo central e a medida do lado do triângulo estão relacionados com a determinação da apotema de um polígono.
- Como calcular apótema de base?
Para calcular ootheme, vamos usar um hexágono regular de 6 lados, que tem um lado de 3 cm. Precisamos saber o ângulo em que o botim começa. Para isso, dividimos pelo número de lados, no nosso caso 6. 60 é o que isto nos vai dar.
- Como se calcula a apótema de uma pirâmide?
O valor do ângulo central e a medida do lado do triângulo estão relacionados com a determinação do apotema de um polígono.
- O que é a apótema da base?
O centro da base é a projeção do topo da pirâmide. O apotema da base é o segmento de linha reta c que liga este centro ao meio da base.
- O que é um apótema de um hexágono?
- Como calcular o lado de um octógono regular?
- Como calcular o volume de um octógono?