Como calcular calor específico do gelo?
Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:
- c = Q/m.
- c: calor específico (cal/g.°C ou J/Kg.K)
- C = Q/ΔT.
- C: capacidade térmica (cal/°C ou J/K)
- c = C/m.
- C: capacidade térmica (cal/°C ou J/K)
- Calor Latente (L): corresponde a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo.
- Q = m .
Qual o valor do calor específico do gelo?
Substância | Calor específico (cal/gºC) |
---|---|
Água | 1 |
Gelo | 0,5 |
Etanol | 0,58 |
Ouro | 0,03 |
Você também pode perguntar como fazer o cálculo de calorimetria?
As principais fórmulas da calorimetria que você precisa conhecer são: calor específico: ΔQ = m·c·ΔT, onde ΔQ é a quantidade de calor, m é a massa, c é o calor específico e ΔT é a variação da temperatura. Ali, como calcular o calor latente de fusão do gelo? Calor latente de fusão de uma substância é a quantidade de calor necessária para fundir completamente uma unidade de massa da substância quando ela estiver na temperatura de fusão. Sendo o calor latente do gelo é 80 cal/g, significa que são necessárias 80 cal para fundir 1,0 g de gelo.
Como usar a fórmula Q ml?
Q=m.c.Δθ A função fundamental da calorimetria (calor sensível!). Ela nos dá a quantidade de calor necessário para variar uma massa (m) de uma substância (com calor específico 'c') a uma temperatura (Δθ). Q=m.L Quantidade de calor latente. Qual é o valor do calor específico da água? Já para a água é preciso que 4186 j/kg. k seja fornecido. Isto quer dizer que em contraste ao ferro, a água precisa de muita energia. Desta forma, é necessária uma quantidade grande de energia para aumentar a sua temperatura.
Qual é a massa do gelo?
Caso a massa de gelo, a 0 ºC, fosse igual a 100 g, para transformá-la em água seriam necessárias 8000 cal. Qual é a quantidade de calor? A quantidade de calor que gera variação de temperatura é chamada de sensível, e aquela que gera mudança de estado físico é chamada de latente. O calor pode ser definido como a quantidade de energia que é trocada entre dois corpos em virtude da diferença de temperatura existente entre eles.
Ali, como calcular a transmissão de calor?
é proporcional à área de transferência perpendicular ao fluxo de calor (A=W×H, m2), e ao gradiente de temperaturas (dT/dx). A constante de proporcionalidade é uma propriedade física do material designada condutividade térmica (kT, W.m-1.
Artigos semelhantes
- Como calcular o calor específico do cobre?
- Como calcular o calor específico do ferro?
É necessário 0,114 cal/g para elevar uma massa de 500 gramas de ferro de 15C para 85C. É oC. O calor é sensato se a massa de ferro aumentar.
- Como calcular o calor específico molar?
Q/m é o Formulário de Calor Específico. T ou c é a quantidade de calor (cal/g.C ou J/Kg.K) e Q é a quantidade de calor. Q é o número m.
- Como calcular calor específico molar?
- Como calcular calor específico do ferro?
O calor do ferro é igual a 0,114 cal/g. É oC. O calor é sensível se a massa de ferro aumentar.
- Como calcular o calor específico de um corpo?
- Qual a fórmula para calcular o calor específico?