Casa > C > Como Se Explica O Fenômeno Da Capilaridade?

Como se explica o fenômeno da capilaridade?

Capilaridade é o fenômeno de atração e repulsão onde se observa o contato dos líquidos com um sólido fazendo com que esse líquido suba ou desça, conforme molhe ou não a parede. A tendência dos líquidos subirem nos tubos capilares é chamada de capilaridade ou ação capilar, sendo isso conseqüência da tensão superficial1.

Consulte Mais informação

Você pode gostar

Como pode ser explicado o fenômeno capilaridade?

Capilaridade é o fenômeno de atração e repulsão onde o contato de líquidos com um sólido é observado fazendo com que esse líquido suba ou desça, dependendo se ele molha ou não a parede. Uma consequência da tensão superficial é a tendência dos líquidos a subirem em tubos capilares.

Como pode ser explicado o fenômeno da capilaridade e que importância tem para os vegetais?

No caso dos cravos, eles foram colocados em um líquido com corante, e esse líquido foi levado através dos tubos até às suas flores, colorindo-as. É através da capilaridade que as plantas conseguem levar a água que contém os nutrientes necessários ao seu metabolismo desde suas raízes até às suas folhas. O que é a capilaridade? Capilaridade ou ação capilar é a propriedade física que os fluidos têm de subir ou descer em tubos extremamente finos. Essa ação pode fazer com que líquidos fluam mesmo contra a força da gravidade ou à indução de um campo magnético.

Correspondentemente, o que é capilaridade exemplo?

Recebe o nome de capilaridade a tendência que algumas substâncias apresentam de subirem ou descerem por paredes de tubos finos (tubos capilares) ou de se deslocar por curtos espaços existentes em materiais porosos, como tecidos de algodão ou esponjas. Ali, o que é fenômeno de capilaridade na construção civil? Entendemos por capilaridade o fenômeno da ascensão da água do solo nas paredes de uma edifi- cação através da tensão superficial. A intensidade da tensão superficial está diretamente relacionada à viscosidade do líquido.

Consequentemente, qual é a importância da capilaridade nos processos biológicos?

A capilaridade é fundamental para o transporte de substâncias nos organismos. Nos animais de sistema circulatório fechado, os vasos de menor calibre (capilares) são as estruturas onde ocorrem as trocas gasosas no organismo, garantindo o fluxo de oxigênio apto para os processos metabólicos, como a respiração celular. Como os fenômenos físicos de capilaridade e de coesão atuam na planta para possibilitar o deslocamento da água ao longo de sua estrutura? Por causa da coesão existente entre as moléculas de água e sua forte adesão às paredes do xilema, forma-se uma coluna contínua de água. Ao retirar água das raízes, observa-se que o potencial hídrico torna-se mais negativo, fazendo com que ocorra uma maior absorção de água do solo.

O que é coesão capilar?

Vários fatores estão envolvidos na ação capilar. O primeiro é a coesão, a tendência das moléculas de uma substância se unirem. A água é um elemento coeso, com um nível de coesão que cria um alto grau de tensão superficial. Em relação a isto, porque o papel suga a água? Uma característica muito forte da molécula de água é a de formar pólos, como se fossem pequenos ímãs. Quando outras substâncias possuem a mesma característica, elas interagem com a água e molham – é o caso do algodão e do papel.

O que é infiltração por capilaridade?

Infiltração ascendente por capilaridade. Ocorre devido à impermeabilização mal feita nos materiais utilizados em pisos e alicerces. Assim, a umidade acaba penetrando nos poros da argamassa e do concreto, infiltrando-se aos poucos.

De Hackathorn

Artigos semelhantes

O que é umidade por capilaridade? :: Quantos desenhos tem uma animação?
Links Úteis