Qual o nome do processo metabólico onde ocorre a perda de água pelo vacúolo?
Osmose é o processo em que a água move-se, sem gasto de energia pela célula, do meio menos concentrado para o mais concentrado através de uma membrana seletivamente permeável.
O que é e para que serve o vacúolo central na célula vegetal?
Os vacúolos, assim como os plastídios e a parede celular, são importantes estruturas que diferenciam uma célula vegetal de uma célula animal. Os vacúolos, estruturas características da célula vegetal, são regiões da célula envolvidas por uma membrana única, chamada de tonoplasto. Quais são os meios de locomoção dos protozoários? Existem três tipos de estruturas locomotoras: os pseudópodes, os cílios e os flagelos. Os pseudópodes são expansões transitórias do citoplasma, os cílios são filamentos curtos e numerosos, enquanto os flagelos são estruturas mais longas e que, geralmente, ocorrem em menor número.
Por que protozoários de água doce possuem vacúolos pulsáteis?
Resposta: a) Os protozoários de água doce, por serem hipertônicos em relação ao meio externo, recebem influxo constante de água por osmose, para não "explodir" possuem vacúolos pulsáteis, responsáveis pela eliminação do excesso de água. Ali, porque protozoários de água salgada não possuem vacúolo? Já os protozoários de água salgada são praticamente isotônicos em relação ao meio. Assim, não há necessidade da presença de vacúolos pulsáteis, pois, praticamente há um equilíbrio entre a entrada e a saída de água, por osmose.
Como se forma os vacúolos?
Esses vacúolos formam-se após um processo de endocitose.
Nesse caso, verifica-se que a célula captura uma partícula, formando uma vesícula chamada fagossomo ou pinossomo, dependendo do tipo de endocitose realizada. Qual é a função do vacúolo pulsátil dos protozoários de água doce por que esta organela geralmente não existe nos protozoários marinhos? Para que o protozoário não venha a explodir, o vacúolo pulsátil expulsa o excesso de água. Os protozoários marinhos (assim como os parasitas) não possuem esta organela, pois são isotônicos em relação ao meio, ou seja, a sua concentração é semelhante à d'água salgada.
Em relação a isto, qual a importância do vacúolo contrátil ou pulsátil para as amebas?
A maioria das amebas são de vida livre, não parasitas. São dulcícolas – vivem água doce e possuem um vacúolo contrátil ou pulsátil que executa a osmorregulação, que é o processo de eliminação do excesso da água absorvida, liberando a vida da célula. Quais as funções do vacúolo? As principais funções dos vacúolos de suco celular são a de armazenamento de substâncias, controle osmótico, manutenção do pH da célula, digestão de componentes celulares, pigmentação de flores e frutos e defesa contra patógenos e herbívoros.
Mantendo isto em consideração, quais são as organelas e qual a função de cada uma delas?
As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.
Artigos semelhantes
- Como calcular a perda de pressão?
A velocidade média de fluxo é a expressão utilizada.
- Quem tem perda auditiva pode usar fone?
Fones de ouvido podem causar perda auditiva, mas se usados corretamente, não afetará a condição. Tenha cuidado com o volume dos fones de ouvido se você usar aparelhos auditivos.
- Qual é a função do vacúolo pulsátil dos protozoários de água doce por que esta organela geralmente não existe nos protozoários marinhos?
O vacúolo pulsátil expulsa o excesso de água para evitar que o protozoário expluda. Os protozoários marinhos são semelhantes à água salgada na sua concentração, por isso não têm esta organela.
- Qual é a função do vacúolo pulsátil dos protozoários de água doce?
- Como ocorre o processo de dilatação da água?
- Como é chamado o processo de formação de íons que ocorre quando uma base é dissolvido em água *?
- Onde se encontra o vacúolo Digestivo?