Casa > Q > Quando Submetido A Uma Transformação Adiabática?

Quando submetido a uma transformação adiabática?

Quando submetido a uma transformação adiabática, um gás ideal realiza sobre o meio externo uma quantidade de trabalho termodinâmico igual a 200 J. Assinale a alternativa correta em relação ao fenômeno descrito: a) A energia interna do gás aumenta e sua temperatura é mantida constante.

Consulte Mais informação

Você pode gostar

É uma transformação adiabática?

A transformação adiabática é quando o gás não troca calor com o meio externo. Não há troca de calor com o meio externo nas transformações adiabáticas.

Quando um sistema é considerado adiabático?

Um processo adiabático é um processo termodinâmico no qual o sistema não troca calor com o ambiente. Também se pode perguntar o que é um sistema adiabatico? Chamamos de transformação adiabática a transformação gasosa na qual o gás não realiza troca de calor com o meio externo. No estudo da Termologia chamamos de transformações adiabáticas aquelas transformações gasosas onde não há troca de calor com o meio externo. Sendo assim, na transformação adiabática o calor é zero.

Então, quais as condições necessárias para um processo ser adiabático?

As condições necessárias para que um processo adiabático ocorra são:

  • O sistema deve ser completamente isolado de seus arredores.
  • Para que a transferência de calor ocorra em um período de tempo suficiente, o processo deve ser executado rapidamente.
O que é transformação adiabática exemplos? O que é transformação adiabática

As transformações adiabáticas estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano. Por exemplo, ao espirrar um spray de aerossol, não há troca de calor com o meio externo, porém o volume, a pressão, a temperatura e a energia interna da lata variam.

Você pode gostar

Como fica a Primeira Lei da Termodinâmica para uma transformação adiabática?

Uma transformação adiabática é uma transformação em que o gás não emite calor para o meio externo. Se o trabalho é feito no gás por compressão.

O que é uma transformação adiabática de um exemplo?

A expansão do gás ideal em uma transformação adiabática não apresenta troca de calor. Portanto, Q = 0. Ao realizar uma expansão, o gás aumenta seu volume e realiza um trabalho positivo, utilizando a energia interna do sistema para aumentar o volume, não havendo troca de calor com o meio externo. Posteriormente, o que é um recipiente adiabático? Definição: Invólucro constituído por uma parede isolada térmicamente, em que não há fluxo de energia do ou para o sistema mesmo que haja diferença de temperatura entre o sistema e suas vizinhanças.

Qual a diferença entre as transformações isotérmica e adiabática?

I – Transformações isotérmicas são aquelas em que a temperatura do gás é mantida constante. II – Transformações adiabáticas envolvem trocas de calor entre o gás e o meio externo. III – Transformação isocórica é aquela em que a pressão do gás é mantida constante. Consequentemente, o que é uma transformação isotérmica? Em uma expansão isotérmica, a energia térmica é absorvida; em uma compressão, a energia térmica é liberada. A quantidade de calor transferido é a mesma do trabalho realizado. Para que o gás se expanda, ele deve ser fornecido com calor.

Quais as transformações termodinâmicas?

As transformações podem ser isobáricas, quando a pressão é constante, variando volume e temperatura; isotérmica, quando a temperatura é constante, variando pressão e volume; isocórica ou isovolumétrica, quando o volume é constante, variando pressão e temperatura; e adiabática, quando não há troca de calor com o meio

De Babbie Vuyovich

Artigos semelhantes

Em que geração surgiu o primeiro PC? :: Como e que a Terra gira em torno do Sol?
Links Úteis