Que determina a velocidade de uma reação química?
A velocidade das reações químicas é alterada principalmente por variações na superfície de contato, na concentração dos reagentes, na temperatura e pelo uso de catalisadores. A velocidade das reações químicas é uma área estudada pela Cinética Química.
Então, quem determina a velocidade de uma reação?
Um dos fatores que interferem na velocidade, rapidez ou taxa de desenvolvimento de uma reação química é a concentração dos reagentes. Conforme dito no texto “Influência da Concentração na Velocidade das Reações”, geralmente, um aumento na concentração dos reagentes aumenta a rapidez de uma reação. Qual etapa determina a velocidade da reação? A etapa mais lenta no mecanismo é conhecida como etapa determinante ou etapa limitante da velocidade de reação. A velocidade da reação global é determinada pelas velocidades de cada etapa até (e inclusive) a etapa determinante da velocidade de reação.
Como determinar a expressão da velocidade?
v = k.[reagente 1]a.[reagente 2]b
Para construir a expressão referente à lei da velocidade, é fundamental que saibamos se a reação é elementar (processada em uma etapa) ou não elementar (que é processada em várias etapas). O que acelera uma velocidade de reação? A velocidade das reações pode ser influenciada por diversos fatores, entre os principais estão: temperatura, concentração, superfície de contato e catalisadores.
Ali, qual é a lei da velocidade da reação?
A lei da velocidade diz que a taxa de desenvolvimento das reações é diretamente proporcional ao produto da constante da reação pelas concentrações dos reagentes. Quais são os agentes que tendem a aumentar a velocidade de uma reação? Os principais fatores que alteram a velocidade das reações são a superfície de contato, a temperatura, a concentração dos reagentes e o uso de catalisadores.
Além disso, como se determina a ordem da reação?
- Se for em relação a um determinado reagente, a ordem será igual ao expoente da sua concentração na expressão da lei da velocidade; - Se for a ordem global da reação, ela será obtida por meio da soma dos expoentes na equação da lei da velocidade, também conhecida como lei de ação das massas ou lei de Guldberg-Waage. O que é a etapa determinante de uma reação? A etapa elementar mais lenta de uma sequência de reações que controla a velocidade total de formação de produtos - a reação entre O2 e N2Oda etapa 2 – é chamada de etapa determinante da velocidade da reação (Fig. 7C.3). Uma etapa determinante da velocidade é como uma barca lenta no trajeto entre duas cidades.
Como é chamada a etapa inicial de uma reação?
A ordem da reação em relação a um reagente indica a dependência que existe entre a concentração desse reagente e a velocidade da reação global.
Artigos semelhantes
- Quando uma reação química pode ser classificada como uma reação de análise?
A adição de duas ou mais substâncias a um único produto é chamada de reacção de síntese ou de adição.
- Quando uma reação química pode ser classificada como reação de análise?
Uma única substância pode gerar dois ou mais produtos.
- Quais são os fatores que influenciam na velocidade de uma reação química?
A superfície de contato, temperatura, concentração dos reagentes e uso de catalisadores são alguns dos fatores que afetam a velocidade das reações.
- O que acelera a velocidade de uma reação química?
A velocidade das reacções pode ser influenciada por uma série de factores.
- Quais são os fatores que influenciam a velocidade de uma reação química?
- Como podemos calcular a velocidade de uma reação química?
- Como calcular a velocidade de uma reação química?