Quais são as 3 fases do ciclo de vida das estrelas?
A vida de cada estrela pode ser dividida em três fases: juventude, idade madura e velhice. A forma como cada uma dispende essa parte de sua vida depende fundamentalmente de sua massa.
Quais são as etapas do ciclo evolutivo das estrelas?
Os estágios do ciclo de vida de uma estrela com massa semelhante ao do sol :
- Nebulosa Estelar.
- Estrela de Sequência Principal.
- Estrela Gigante Vermelha.
- Nebulosa Planetária.
- Anã branca.
- Anão negro.
O que é uma estrela como ela nasce e morre?
Se o núcleo dessa estrela possuir entre 1,4 e 3 massas solares, o colapso continua até os elétrons e prótons se combinarem, formando nêutrons. Dessa forma, surgem as estrelas de nêutrons. Se a massa for maior que 3 massas solares, o núcleo da estrela colapsa completamente, até formar um buraco negro. Correspondentemente, quais são os três possíveis destinos de uma estrela? Se a estrela iniciar com massa entre 0,8 e 10 MSol, após consumir o hidrogênio no centro, a estrela passará pela fase de gigante e depois de supergigante, ejetará uma nebulosa planetária, e terminará sua vida como uma anã branca com massa da ordem de 0,6 MSol, e raio de cerca de 10 000 km.
As pessoas também perguntam como se forma e como evolui uma estrela?
Se houver muito gás a temperatura aumentará o suficiente para "acender" o combustível nuclear e iniciar a queima do Hidrogênio (fusão nuclear), isso libera muita energia: nasce uma estrela! Caso contrário, se não há massa suficiente, após a contração o objeto começa a se esfriar, é o que chamamos de Anãs Marrons. Como é que as estrelas morrem? Durante quase toda a sua vida, a estrela de baixa massa fundirá hidrogênio, mas uma hora esse combustível vai acabar e, com isso, a energia produzida pela fusão cessará. Essa energia é a única força que combate a tendência da gravidade da própria estrela de condensar a matéria.
Mantendo isto em consideração, como nasce uma estrela?
As estrelas nascem a partir de nuvens de gás e poeira (nebulosas) existentes no espaço interestelar. Estas nuvens são, regra geral, muito extensas e muito frias. Se a nuvem for perturbada (por exemplo pela passagem de uma estrela nas suas proximidades, pela explosão de uma estrela vizinha,...) Também se pode perguntar por que as estrelas explodem? Mas por que as estrelas morrem? "No núcleo delas, a energia é formada por fusão nuclear, ou seja, elementos mais leves vão se fundindo e formando os mais pesados com o passar do tempo", diz Thais. No caso do Sol, o hidrogênio (que é mais leve) transforma-se em hélio (que é mais pesado) por fusão nuclear.
Qual o destino final das estrelas?
Quando estas estrelas transformam o hélio nuclear em carbono, elas saem do ramo das gigantes e passam para o ramo horizontal. Quando o hélio nuclear foi todo transformado em carbono, e parte em oxigênio, as estrelas entram no ramo das supergigantes, chamado também de Ramo Assintótico das Gigantes (AGB).
Artigos semelhantes
- Quais são os ciclos de vida das estrelas?
Enquanto houver combustível a ser consumido no processo de fusão nuclear, o ciclo de vida das estrelas começa. As pessoas estão curiosas sobre as estrelas desde os tempos antigos.
- Quais são as fases do ciclo cardíaco?
O total de eventos de contração e relaxamento que ocorrem como resultado de estímulos elétricos em miócitos cardíacos é chamado de ciclo cardíaco. Após um novo ciclo de contração e relaxamento atrioventricular, ele termina.
- Qual a importância do surgimento de alternância de geração no ciclo de vida das Plasntas?
Os principais grupos de plantas são definidos pelos detalhes sobre a alternância de gerações. A geração gametófita é a mais desenvolvida, com o esporófito crescendo em cima do gametófito e dependendo da sua nutrição para sobreviver.
- O que significa a alternância de gerações no ciclo de vida das plantas?
- Quais são as quatro fases de vida de uma estrela?
- Quais os tipos de ciclo de vida?
- Qual o ciclo de vida de uma estrela como o Sol?