Como regularizar seu drone?
É fácil e grátis:
- ACESSE O SITE DO SISANT E CRIE UMA CONTA. Acesse http://sistemas.anac.gov.br/sisant e clique em Cadastrar novo operador (caso ainda não tenha cadastro no sistema).
- CADASTRE O OPERADOR DO DRONE. Na página seguinte, realize seu cadastro como operador, inserindo dados pessoais.
As pessoas também perguntam É necessário ter autorização para ter drone?
A homologação na ANATEL é obrigatória, e o uso de drones não homologados é uma infração passível de multa e apreensão do equipamento. Se você trouxe seu drone de outro país, ele não está homologado e precisa ser legalizado. Como regularizar drone na ANATEL? Para cadastrar drones na ANATEL, você deverá acessar a plataforma Mosaico. Para iniciar o seu cadastro, você precisará ter em mãos Documento de Identidade, CPF, Endereço do Proprietário (CEP), Número de Telefone e E-mail.
O que precisa para homologar um drone?
O primeiro passo para homologar um drone na ANATEL é fazer um auto-cadastramento no Sistema de Gestão de Certificação e Homologação e preencher o requerimento de homologação. Para isso, são necessários alguns documentos: carteira de identidade, CPF, manual do produto e certificado da Federal Communications Commission. Ali, onde devo registrar meu drone? O cadastro é feito no sistema SISANT, em https://sistemas.anac.gov.br/sisant, opção “Cadastrar novo operador”, e preencher as informações solicitadas. O sistema SISANT não permite o cadastro de mais de um operador para mesmo drone. Dados de pessoa jurídica (CNPJ), se for o caso.
Precisa registrar drone na ANAC?
A ANAC é órgão responsável pelo registro do drone ou aeromodelo, mas só precisa registrar se o equipamento tiver mais do que 250 gramas, abaixo disso o registro é dispensado(como exemplo, temos o Tello e suas 80 gramas), para isso a ANAC criou o sistema SISANT. O que acontece se não homologar o drone? Quando o aparelho não é homologado, por exemplo, ele pode emitir sinais de radiofrequência que atrapalham os serviços de telefonia, internet e TV – dentre outros possíveis acidentes aéreos. Outro motivo para homologar os drones é que, caso isso não seja realizado, é impossível registrar o aparelho na ANAC.
Precisa homologar drone na ANATEL?
Apesar de parecer algo profissional, todos os Drones necessitam ser homologados pela Anatel. Inclusive os de uso recreativo, como os de aeromodelismo. Também, como pedir autorização para voar com drone? É simples! Basta acessar o Sistema SARPAS: www.decea.gov.br/drone. O portal também disponibiliza orientações de uso do espaço aéreo, as legislações em vigor, bem como links úteis de outras entidades.
Pode voar com drone na cidade?
É preciso que os drones voem a uma distância de 5,4 quilômetros de um aeródromo ou aeroporto. Para voar com drone entre 40 e 120 metros de altura, a distância orientada pode aumentar. Existem diversas regras de voos, algumas específicas para máquinas com pesos e características diferentes.
Artigos semelhantes
- Como aprender controlar um drone?
O zangão move-se para a frente, para trás, para a esquerda e para a direita se empurrar o joystick direito para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita. Vários botões permitem-lhe controlar a câmara.
- Como fazer homologar de drone na ANATEL?
Você precisa acessar a plataforma Mosaico para registrar drones na ANATEL. Para se registrar, você deve ter uma carteira de identidade, CPF, endereço do proprietário, número de telefone e e-mail.
- Como certificar um drone na ANATEL?
- Como registrar um drone?
A opção de registrar um novo operador está disponível no sistema SISANT. O registro de mais de um operador para o mesmo drone não é permitido pelo sistema SISANT. Se aplicável, dados da pessoa jurídica.
- Como solicitar voo drone Sarpas?
- É preciso autorização para voar com drone?
- Quais os tipos de operação de um drone de acordo com as normas da ANAC?