Casa > Q > Qual É A Definição De Calor Latente?

Qual é a definição de calor latente?

O calor latente (L) refere-se à quantidade de calor que cada grama de substância precisa receber ou perder para que a mudança de estado seja possível. No caso da água, seu calor latente de fusão corresponde a 80 cal/g, ou seja, cada grama de água, a 0 °C, deve receber 80 cal de calor para sofrer a fusão.

Consulte Mais informação

Você pode gostar

Qual é o calor latente do gelo?

É preciso 80 cal para derreter 1,0 g de gelo. A água libertará a mesma quantidade de calor durante a solidificação que libertou durante a fusão.

Como saber calor latente?

No cálculo do calor se utiliza a fórmula seguinte: Q = m . L. Ou seja: “Q” = quantidade de calor (cal ou J), “m” = massa (g ou Kg) e “L” = calor latente (cal/g ou J/Kg). Ele pode ser medido em J/Kg (Joule por quilograma), bem como em cal/g (caloria por grama). São características do calor latente? O calor latente é uma grandeza física que determina qual a quantidade de calor que uma substância necessita para ceder ou receber energia térmica. Neste caso, a energia faz com o que a grandeza física da matéria se altere, mas mantém constante a temperatura.

Também se pode perguntar qual a definição de calor sensível?

Calor sensível diz respeito à forma de calor que produz uma mudança na temperatura de um corpo. Absorvemos calor sensível quando estamos próximos de uma fogueira com carvão em brasa. Calor sensível é a quantidade de calor que é transferida entre os corpos, produzindo, assim, uma variação em sua temperatura. Qual a diferença entre calor latente e calor específico? Contudo, no Sistema Internacional de Unidades (SI), o calor específico pode ser dado de duas formas: J/kg. K ou em J/kg. °C. Diferentemente do calor sensível, quando fornecemos energia térmica a uma substância, a sua temperatura não varia, mas seu estado de agregação modifica-se, esse é o chamado calor latente.

Você pode gostar

O que é calor latente e sensível?

Quando o calor fornecido ou removido de um corpo é capaz de gerar apenas variações de temperatura, sem alterar o estado físico da matéria, a quantidade de calor é chamada de sensível. O calor latente é quando o calor fornecido ou removido de um corpo pode mudar o estado de agregação.

Então, qual a fórmula para calcular o calor específico?

Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:

  1. c = Q/m.
  2. c: calor específico (cal/g.°C ou J/Kg.K)
  3. C = Q/ΔT.
  4. C: capacidade térmica (cal/°C ou J/K)
  5. c = C/m.
  6. C: capacidade térmica (cal/°C ou J/K)
  7. Calor Latente (L): corresponde a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo.
  8. Q = m .
Altre voci...
Por conseguinte, como usar a fórmula q ml? Q=m.c.Δθ A função fundamental da calorimetria (calor sensível!). Ela nos dá a quantidade de calor necessário para variar uma massa (m) de uma substância (com calor específico 'c') a uma temperatura (Δθ). Q=m.L Quantidade de calor latente.

Como calcular o calor latente de fusão do gelo?

Calor latente de fusão de uma substância é a quantidade de calor necessária para fundir completamente uma unidade de massa da substância quando ela estiver na temperatura de fusão. Sendo o calor latente do gelo é 80 cal/g, significa que são necessárias 80 cal para fundir 1,0 g de gelo. Quais são os tipos de calor? É importante saber que existem dois “tipos” de calor:

  • Calor Sensível e.
  • Calor Latente.

O que é calor latente de ebulição?

Calor latente, também chamado de calor de formação, é a grandeza física relacionada à quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substância deve receber ou ceder para mudar de fase, ou seja, passar do sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice-versa.

De Gerita Flennoy

Artigos semelhantes

Qual a importância da quiralidade na atividade biológica? :: Qual o objetivo da calorimetria?
Links Úteis