Casa > O > O Que Significa Meio Hipertônico?

O que significa meio hipertônico?

1. [ Medicina ] Relativo a hipertonia ou ao aumento do estado normal de firmeza ou elasticidade de um órgão ou de um tecido. 2. [ Química ] Que tem osmolaridade alta; que tem a concentração do soluto maior do que a concentração do solvente (ex.: meio hipertónico ; soro hipertónico ).

Consulte Mais informação

Você pode gostar

Qual a diferença entre meio hipotônico e meio Hipertônico?

Diz-se que duas soluções com a mesma concentração de soluto são isotónicas. Uma solução com mais soluto é chamada hipertônica. A solução com a menor quantidade de soluto é chamada hipotônica.

Qual a diferença de hipertônico e hipotônico?

Quando comparamos duas soluções e essas apresentam a mesma concentração de soluto, dizemos que ela é isotônica. Quando uma apresenta maior quantidade de soluto, ela é chamada de hipertônica. Por fim, temos a solução com menor quantidade de soluto, que é chamada de hipotônica. Qual célula está em meio hipotônico? Célula vegetal – Nas células vegetais, observa-se que a osmose promoverá resultados diferentes, em decorrência da presença de uma parede celular. Na solução hipotônica, a água entra na célula, porém a presença da parede impede que ela se rompa, como ocorre com a célula animal.

O que é o processo de difusão?

Difusão simples

Consiste no transporte de substâncias permeáveis à membrana. Estas, em solução, podem fluir de dentro para fora da célula ou vice-versa, de forma espontânea. Esse processo ocorre de uma região com maior concentração de partículas para uma com concentrações menores.
O que é difusão na química? Denomina-se de difusão o processo que ocorre quando as partículas de um gás espalham-se de forma uniforme em meio às partículas de outros gases que formam uma mistura gasosa, dentro de um recipiente.

Você pode gostar

O que significa meio hipertônico isotônico e hipotônico?

diz-se que duas soluções com a mesma concentração de soluto são isotónicas. Quando há mais soluto, é chamado de hipertônico. A solução com a menor quantidade de soluto é chamada hipotônica.

Além disso, quais são os tipos de difusão celular?

O que é a difusão celular?

  • a difusão simples, aquela em que o soluto não precisa de facilitadores para passar pela membrana e,
  • a difusão facilitada, quando o soluto passa pela membrana com o auxílio de uma proteína.
Por conseguinte, quais são os três tipos de transporte passivo? O transporte passivo é a passagem de uma substância através da membrana plasmática de uma região onde ela está mais concentrada para uma onde está menos concentrada, sem gasto de energia. Existem três tipos de transporte passivo pela membrana celular: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.

Posteriormente, quais são os tipos de transporte da membrana?

Confira os tipos de transportes que acontecem pela membrana celular:

  • Difusão simples.
  • Osmose.
  • Difusão facilitada.
  • Transporte ativo.
Quais são os tipos de transporte ativo? Existem dois tipos de transporte ativo secundário: antiporte e simporte.
  • antiporte: dois iões diferentes ou outros solutos são transportados em direções opostas através da membrana.
  • simporte: quando as duas substâncias são transportadas na mesma direção.

Consequentemente, qual a importância dos transportes celulares para os organismos vivos?

Essa troca de substâncias é de fundamental importância para a célula, tendo em vista que ela absorve, produz, consome e elimina inúmeras substâncias em seu metabolismo.

De Shela

Artigos semelhantes

O quê osmose biologia? :: Como dosar sódio urinário?
Links Úteis