Casa > P > Por Que O Hidrogênio Se Estabiliza Com 2 Elétrons?

Por que o hidrogênio se estabiliza com 2 elétrons?

Como o hidrogênio (H) precisa ceder dois elétrons para realizar a ligação (H ― Be ― H), o átomo de Berílio (Be) compartilha seus elétrons e atinge a estabilidade. É uma exceção à Regra do Octeto porque atinge a estabilidade com seis elétrons na camada de valência.

Consulte Mais informação

Você pode gostar

Quais elementos se estabiliza com 2 elétrons?

Hélio tem dois elétrons. A estabilidade do átomo é alcançada quando ele tem oito elétrons.

Como o hidrogênio se estabiliza?

A estabilidade do átomo de Hidrogênio é alcançada quando ele recebe um elétron na camada de valência. É um elemento químico que não se encaixa na classificação dos metais, ametais e gases nobres. Para estabilizar-se, realiza ligações iônicas ou covalentes. A respeito disto, quantos elétrons o hidrogênio precisa para estabilizar? O Oxigênio necessita de dois elétrons para ficar estável e o Hidrogênio, de dois elétrons.

Além disso, por que o hidrogênio que só tem um elétron na última camada precisa somente de 2 na última camada pra ficar estável é não 8?

A justificativa para essa regra é que as moléculas ou íons tendem a ser mais estáveis quando a camada de elétrons externa de cada um dos seus átomos está preenchida com oito elétrons (configuração de um gás nobre). É por isso que os elementos tendem sempre a formar ligações na busca de tal estabilidade. Além disso, quais elementos se estabiliza com 2 elétrons?

Hélio
A única exceção é o elemento Hélio que possui 2 elétrons. Quando o átomo possui oito elétrons na camada de valência, ele alcança a sua estabilidade.

Você pode gostar

Quem estabiliza as fitas de DNA?

O que acontece com o DNA enquanto isso acontece? As SSBPs mantêm a fita dupla de DNA como uma fita estendida, permitindo que ela seja replicada adequadamente.

Por conseguinte, por que o hidrogênio que tem 1 elétron fica estável com apenas mais um elétron?

Assim, seguindo essa regra, os átomos dos elementos mencionados possuem a tendência de ganhar elétrons para alcançarem a estabilidade. Por exemplo, o hidrogênio no estado fundamental possui somente um elétron na sua camada eletrônica; assim, para ficar estável, ele precisar receber mais um elétron de outro átomo. Correspondentemente, porque o hidrogênio não tem família? O hidrogênio não apresenta propriedades associadas aos metais, como a condutividade elétrica e de calor. Consequentemente, ele não pode estar nesse grupo, mesmo tendo a mesma configuração eletrônica.

Porque o hidrogênio é um elemento atípico?

No entanto, o hidrogênio não é um metal alcalino, na realidade, ele é um elemento atípico, diferente de todos os outros e não se enquadra em exatamente nenhuma das famílias da Tabela Periódica. Por isso, em algumas classificações, ele é colocado fora da Tabela, como na que está mostrada abaixo: Não pare agora... Também se pode perguntar qual é a função do hidrogênio? O hidrogênio não apenas permite que o Sol aqueça a Terra e ajuda a criar a água que sustenta a vida, mas o mais simples de todos os elementos também pode fornecer a chave para encontrarmos uma fonte de combustível limpa para alimentar o planeta.

Como um átomo se estabiliza?

O átomo A precisa perder um elétron (valência 1) para se estabilizar, ficando com configuração semelhante a de gás nobre. Já o átomo B precisa ganhar dois elétrons, para ter 8 elétrons na última camada e se estabilizar também. Logo é necessário dois átomos de A para doar 2 elétrons para 1 átomo de B.

De Graniela

Artigos semelhantes

Porque o hidrogênio não faz parte dos metais alcalinos? :: Por que o hidrogênio não tem nêutron?
Links Úteis