Por que os planetas não caem?
É a força da gravidade que impede que as estrelas caiam, de certa forma é como se estivessem a puxar umas pelas outras. Do ponto de vista cosmológico, a gravidade faz com que a matéria se junte e se mantenha intacta. Por isso existem planetas, estrelas e galáxias.
Também se pode perguntar por que os planetas não se colidem?
Por quê? A razão é a inércia, a massa do sol é muito maior do que a de todos os demais componentes do sistema solar. A 3a lei de Newton garante que a força que o sol faz num planeta é a mesma que o planeta faz no sol, mas, como o sol tem uma massa muito maior a sua aceleração é muito menor. A respeito disto, porque é que a terra não cai para o sol? Os corpos não "caem" no Sol devido às suas velocidades orbitais. A Terra por exemplo gira em torno do Sol com velocidade média de aproximadamente 30 quilômetros por segundo. Se estivesse mais lenta, sua órbita não seria estável.
O que mantém os planetas em suas órbitas?
Elas descrevem características básicas do movimento planetário: os planetas do Sistema Solar giram ao redor do Sol e descrevem órbitas elípticas, aproximadamente circulares; a velocidade do movimento se adapta à posição do planeta na curva elíptica de modo uniforme, ainda que não constante, e há uma proporção fixa O que mantém a terra suspensa no espaço? É tudo por causa da gravidade, uma força que atrai todos os objetos para o centro do planeta. A gravidade é uma espécie de cola invisível que nos mantém grudados à Terra. Quem descobriu essa força fundamental da natureza foi o cientista inglês Isaac Newton, 330 anos atrás.
Também se pode perguntar o que faz os planetas flutuarem?
Trata-se da chamada "velocidade orbital". As estações espaciais e os satélites só flutuam no espaço porque mantêm uma determinada velocidade sempre constante ao redor da Terra. Em uma situação hipotética, se a velocidade dos equipamentos fosse reduzida a zero, eles cairiam em queda livre. Quando dois planetas se colidem? Na verdade são embriões de planetas, que se chocam violentamente uns com os outros, fundem-se e formam corpos cada vez maiores. Esse imenso carrossel ficará em movimento por cerca de 200 milhões de anos.
Também, porque é que os satélites não caem?
Um satélite em órbita não está além do alcance da gravidade da Terra. Na verdade, a gravidade é o que o mantém lá – sem gravidade, ele voaria em um caminho reto. À medida que ele orbita, está sempre caindo, embora nunca chegue ao chão. Por que os oceanos não caem para fora do planeta? Através deste mecanismo, designado por ciclo da água, não existe água em excesso em algum local pois o processo encontra-se em constante movimento. Desta forma o nível do mar encontra-se sempre constante, impedindo a evasão da água na areia que poderia invadir a terra com o passar do tempo.
O que mantém o Sol parado?
Estudo da USP mostra que nossa estrela se move, mas não é afetada pelos 'braços espirais' que existem na Via Láctea. Desde que o astrônomo e matemático polonês Nicolau Copérnico teorizou que a Terra girava em torno do Sol, aprendemos que nada no universo está parado.
Artigos semelhantes
- Quais são as figuras de linguagem que mais caem no Enem?
Quais são as figuras de linguagem que são mais utilizadas? Há uma comparação. A metonímia. Preciso de um telhado sobre a minha cabeça. Há uma sensação de sinestesia. Entusiasmo. Personificação.
- O que são planetas gasosos e planetas rochosos?
Os planetas rochosos do Sistema Solar são conhecidos como planetas telúricos. Os planetas rochosos são compostos por rochas e têm uma densidade mais elevada do que os gasosos.
- Quais são os planetas e os planetas anões?
Existem quatro planetas anões no nosso Sistema Solar. Às vezes eles têm luas que são muito semelhantes em tamanho a um planeta anão, e é por isso que eles não são as estrelas dominantes em suas órbitas.
- É verdade que os planetas não tem luz própria?
- O que sustenta os planetas?
- O que são planetas interiores cita os?
- O que são planetas rochosos?