Qual aplicação da Lei de Hess?
A principal utilidade da Lei de Hess é que ela nos permite determinar a variação de entalpia envolvida em reações diretas por meio da combinação de várias equações químicas, cujos valores das variações de entalpia são conhecidos. Depois basta somar esses valores para determinar o calor da reação direta desejada.
Correspondentemente, o que é estabelecido pela lei de hess?
A lei de Hess diz que em uma determinada reação o valor da variação da entalpia (? H) depende apenas dos estados inicial e final. Qual foi a proposta de Hess? A lei de Hess foi proposta em 1840 pelo médico e químico suíço Germain Henri Hess. Durante seus trabalhos sobre a energia na forma de calor em reações de neutralização de ácidos e bases, ele concluiu que a soma das energias nesse tipo de reação era sempre constante.
Qual adaptação matemática podemos fazer na Lei de Hess?
A Lei de Hess permite fazer o cálculo da variação de entalpia (ΔH) em uma reação química, que nada mais é do que a quantidade de energia absorvida ou liberada por essa reação química. Consequentemente, como a termoquímica se aplica no nosso dia-a-dia? Esses processos estão continuamente em nosso cotidiano, tais como na fotossíntese das plantas, na queima de combustíveis, na poluição do meio ambiente, nas mudanças de estado físico da água, nas reações que ocorrem em nosso organismo e assim por diante.
Então, como a entalpia se aplica no dia a dia?
Perceba que a reação tem uma variação de entalpia menor que zero, o que significa que há liberação de calor. Essa reação é comumente realizada na fabricação de sabão caseiro, processo que, quando não feito sob os devidos cuidados, pode resultar em acidente com queimaduras de até 3° grau. Como saber se a reação é Exotermica e Endotermica? Se a reação endotérmica absorve energia, isso quer dizer que a entalpia do reagente (final) é menor do que do produto (inicial). Logo, a variação da entalpia é positiva (ΔH > 0). Por sua vez, se a reação exotérmica libera energia, isso quer dizer que a entalpia (energia) do reagente é maior do que a do produto.
Correspondentemente, como surgiu a ideia da lei de hess?
Proposta em 1840 pelo químico Germain Henry Hess, a Lei de Hess foi elaborada através de estudos experimentais onde Hess percebeu que a energia liberada por uma reação química não depende da forma com que a reação foi realizada, mas apenas de seu estado inicial e final. Quem foi o criador da Lei de Hess?
O que diz a Lei de Hess e 1 lei da Termodinâmica?
A fórmula é: ΔH = ΔH1 + ΔH2. Aqui é um caso diferenciado de ocorrência do princípio da conservação de energia, dentro da 1ª Lei da Termodinâmica. Tal cálculo considera tão somente os valores inicial e final. Daí se concluir que a energia intermédia não influencia no resultado da sua variação.
Artigos semelhantes
- O que é a Lei de Hess?
A quantidade de calor envolvida na formação de um composto é constante, independentemente de a reação ser direta ou multi-passo.
- Como utilizar a Lei de Hess?
O valor de H deve ser adicionado à equação pelo mesmo número.
- Quais as aplicações para a Lei de Hess?
Qual é a aplicação prática desta lei? Combinando várias equações químicas cujos valores de entalpia são conhecidos, podemos determinar a mudança de entalpia envolvida nas reações diretas.
- Como se calcula a variação de entalpia segundo a Lei de Hess?
- Como aplicar a Lei de Hess?
- Como surgiu a ideia da Lei de Hess?
- Qual foi a proposta de Hess?