Casa > Q > Quais São Os Efeitos Da Chuva Ácida Para O Meio Ambiente E Para O Ser Humano?

Quais são os efeitos da chuva ácida para o meio ambiente e para o ser humano?

Dentre os efeitos da chuva ácida estão a corrosão de equipamentos e a degradação das plantas, solos e lagos. O contato com os ácidos é prejudicial, podendo causar, por exemplo, doenças respiratórias.

Consulte Mais informação

Você pode gostar

Quais são os efeitos da chuva ácida sobre o ambiente natural e sobre monumentos?

A chuva ácida promove reações de dupla troca, com a formação de sais com uma característica quebradiça, o que faz com que o monumento caia com o tempo.

Como a chuva ácida é formada e as principais reações?

Forma-se a partir da reação dos óxidos presentes nos gases poluentes com as partículas de água em suspensão na atmosfera, que dão origem aos ácidos que são depositados quando há precipitação. É composta comumente por ácido sulfúrico e ácido nítrico, derivados da reação dos óxidos de enxofre e nitrogênio com a água. Como tirar a acidez da água da chuva? Existem diversas formas para neutralizar o pH da água de chuva. Em indústrias ou mesmo em Estações de Tratamento de Água municipais costuma-se utilizar barrilha ou soda cáustica. Estes produtos são medidos com o auxílio de uma bomba dosadora, regulada para averiguar a quantidade de produto adequada.

Qual é o pH da água de torneira?

Para quem já esqueceu a aula de química, vale lembrar: pH igual a 7 é neutro. Abaixo disso (1, 2, 3, 5 etc) é considerado ácido. Já pH acima de 7 (7,5, 8, 9 etc) é básico ou alcalino. No Brasil, somente algumas águas engarrafadas têm pH superior a 7,5, e a água da torneira gira em torno desse número. Por que a chuva normal não tem pH 7? A chuva “normal” possui pH levemente ácido: está em torno de 5,6. Na chuva ácida o pH é menor pois o dióxido de carbono liberado na atmosfera reage com a água resultando no ácido carbônico, abaixando o pH da água precipitada.

Você pode gostar

Quais os principais impactos do benzeno para o ser humano e no meio ambiente em geral?

Benzeno Pode facilmente causar contaminação atmosférica porque é altamente volátil, pouco solúvel na água e miscível na maioria dos solventes orgânicos. Segundo a OMS, o benzeno é altamente perigoso e pode afectar negativamente a saúde da população e do ambiente quando exposto a este agente.

O que é chuva ácida Brainly?

A chuva ácida é consequência da poluição atmosférica com óxidos ácidos que reagem com a água da chuva, produzindo ácidos fortes. A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida. Além disso, como é que a chuva se forma? A chuva é um fenômeno natural caracterizado por precipitações de água. A água, quando é aquecida pelo Sol ou por outro processo de aquecimento, evapora e se transforma em vapor de água. Em seguida, esse vapor se mistura com o ar e começa a subir, formando nuvens.

Tem chuva ácida no Brasil?

Chuvas ácidas estão mais controladas nos dias de hoje, porém ainda estão presentes nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e em áreas próximas a usinas termoelétricas, afetando principalmente a Mata Atlântica. Cidades com um alto número de automóveis também estão propensas às chuvas ácidas. Ali, como o ácido corrói? Outro mecanismo de corrosão por ácidos e bases fortes é pela desnaturação das proteínas, as quais também se hidratam facilmente. A hidratação remove a água do tecido e é significativamente exotérmica, contribuindo para o efeito de queimadura.

Como a chuva ácida corrói os monumentos históricos?

Como regra, os sais que são sulfatos e nitratos são solúveis em água. Observe que todos os sais formados são frágeis e solúveis em água. Por isso, a chuva ácida literalmente dissolve os monumentos históricos.

De Donnie Boron

Artigos semelhantes

Quais são os efeitos da chuva ácida sobre o ambiente natural e sobre monumentos? :: Qual a diferença de reações químicas e reações nucleares?
Links Úteis