Que tipo de receptor o fármaco irá se ligar quando entrar no organismo?
ex., fármacos, hormônios e neurotransmissores) que se ligam ao receptor são denominadas ligantes. A ligação pode ser específica e reversível. Um ligante pode ativar ou inativar um receptor, podendo a ativação aumentar ou diminuir uma função celular particular.
Como são classificados os fármacos?
Os fármacos podem ser classificados de diversas formas: de acordo com a estrutura química, de acordo com a ação farmacológica, de acordo com a ação sobre os sistemas fisiológicos e como fármacos ou pró-fármacos, entre outros. Como o fármaco se liga ao receptor? A ligação fármaco-receptor se faz por ligação iônica, pontes de hidrogênio, forças de Van der Waals ou interações hidrofóbicas. A administração simultânea de duas drogas pode fazer com que o efeito de uma delas seja quantitativamente alterado.
Como o fármaco interage com o receptor?
A interação entre uma micromolécula com seu sítio de ação no sistema biológico (receptor) ocorre durante a fase farmacodinâmica e é determinada por forças intermoleculares, como interações hidrofóbicas, eletrostáticas, covalentes e estéricas. O que é um receptor de reserva? O conceito de receptores de reserva se refere a um agonista que consegue obter ser efeito máximo biológico sem ocupar todos os receptores disponíveis, assim, há receptores de reserva que não estão ligados ao agonista mesmo quando ele tem eficácia de 100% a uma determinada concentração.
O que é o tropismo viral?
O “tropismo viral” é a capacidade de um vírus infectar especificamente determinadas células de um organismo vivo e não outras. Por exemplo, o vírus HIV infecta os linfócitos T CD4+, porque essas células do sistema imune têm receptores para ele se ligar. Além disso, quais as funções do genoma viral? Genoma viral é o material genético carregado pelos vírus. Este genoma tem as informações básicas para a produção de proteínas elementares para a formação da partícula viral. O genoma viral poder ser ou RNA, ou DNA. Nunca os dois ao mesmo tempo.
Qual a principal função do envelope viral?
O envelope viral é a camada mais externa de diversos tipos de vírus. Ela protege o material genético durante o seu ciclo vital, enquanto está transitando entre células hospedeiras. Nem todos os vírus têm envelope. Consequentemente, quais são os receptores nucleares? Os receptores nucleares constituem uma superfamília de fatores de transcrição regulados pela interação com hormônios. Esta superfamília inclui, por exemplo, os receptores de hormônio tireoidiano, estrogênio, androgênio, glicocorticóide e mineralocorticóide.
Além disso, o que são receptores nucleares como influenciam na expressão gênica?
Em biologia molecular, os receptores nucleares são uma classe de proteínas encontradas no interior das células e que são responsáveis por sentir a presença de hormonas e outras moléculas. Os receptores nucleares têm a capacidade de se ligarem directamente ao ADN e regular a expressão de genes adjacentes.
Artigos semelhantes
- O que é o pKa do fármaco?
- Que fatores afetam a quantidade de farmaco filtrado pelo glomérulo?
A quantidade de medicamento que entra na luz tubular depende de uma série de fatores.
- Como calcular o tempo de meia vida do fármaco?
O tempo de meia-vida da droga pode ser determinado pela seguinte equação. O tempo necessário para que o medicamento seja reduzido para metade da concentração inicial é chamado de meia-vida.
- Qual fármaco da lista abaixo pode bloquear receptores nicotínicos da fibra muscular?
Cisatracurium é uma palavra latina. São antagonistas do receptor nicotínico da placa terminal, ligando-se a uma ou ambas as unidades do receptor nicotínico, impedindo a abertura dos canais de sódio e a despolarização da fibra muscular.
- Como calcular a concentração plasmática de um farmaco?
- Como calcular a concentração de um farmaco?
- Como calcular pKa de um farmaco?