Os # N_2 # e #N_2 ^ + # são paramagnéticos ou diamagnéticos? Qual deles tem o vínculo mais forte?

Lembre-se de que paramagnético significa que ele contém pelo menos um elétron não emparelhado e diamagnético é a falta dele.


#"O"_2# é paramagnético, com um elétron cada #pi_(2p_x)^"*"# e #pi_(2p_y)^"*"# orbitais moleculares anti-ligação.

Quando voltamos para #"N"_2#, Desde #"N"# tem um menos elétron que #"O"# na sua atômico orbitais, #"N"_2# tem dois menos elétrons que #"O"_2# na sua molecular orbitais.

Além disso, passando de #"O"_2# para #"N"_2# não altera o pedido de energia para o #pi_(2p_x)^"*"# e #pi_(2p_y)^"*"# Relativo ao #sigma_(2p_z)# or #pi_(2p_x)# or #pi_(2p_y)#, portanto, essa suposição é válida.

That means #"N"_2# is diamagnetic, with no unpaired electrons.

De fato, maior energia ocupada orbital molecular (HOMO) é a sua #sigma_(2p_z)# ligação orbital, que atualmente contém dois elétrons.

http://chemistry.stackexchange.com/

(Devido aos efeitos de mistura orbital entre o #sigma_(2s)# e #sigma_(2p_z)# de #"Li"_2# para #"N"_2#, pela #sigma_(2p_z)# is superior em energia em relação a se os efeitos não estavam presentes, e a #sigma_(2s)# is diminuir em energia em seu lugar. #"N"_2# e #"O"_2# marcar a passagem da fronteira para quando esses efeitos não forem significativos; isto é, quando o #sigma_(2s)# e #sigma_(2p_z)# têm energia demais para interagir.)

#"N"_2^(+)# portanto, envolve a remoção de um #sigma_(2p_z)# elétron.

Thus, #"N"_2^(+)# has a paramagnetic configuration due to the unpaired #sigma_(2p_z)# electron.

Pense nisso; se você perder um elétron em um orbital molecular de ligação, a ligação fica mais fraca ou mais forte? #"N"_2^(+)# tem menos caráter de ligação do que #"N"_2#, o que significa que é menos termodinamicamente estável.

Isso significa que é um vínculo mais fraco? Você deve descobrir isso daqui.