Pergunta #51278

É o caso de uma possível reação de dupla substituição, na qual os cátions e ânions trocam de lugar e formam novos compostos. Uma reação de dupla substituição é representada pela equação geral AB + CD #rarr# AD + CB. Um dos produtos de uma reação de dupla substituição deve ser um gás insolúvel que borbulha na solução, água ou precipitado (sólido).

Os produtos da reação entre nitrato de cobre (II) e ácido clorídrico são cloreto de cobre (II) e ácido nítrico. Para determinar se um desses produtos é insolúvel (um precipitado sólido), é necessário consultar uma tabela de solubilidade como a abaixo:

http://malaxoschemistry.wikispaces.com/Solubility+Table

Observe que o cloreto de cobre (II) é aquoso, o que significa que ele se dissolve na água e, portanto, não é um precipitado (sólido). O ácido nítrico não está na tabela de solubilidade; no entanto, o ácido nítrico é completamente miscível em água, portanto é aquoso (http://en.wikipedia.org/wiki/Nitric_acid).

A equação molecular balanceada para esta reação é:

#"Cu(NO"_3)_2("aq")# + #"2HCl"("aq")# #rarr# #"CuCl"_2("aq")# + #"2HNO"_3("aq")#

No entanto, como nenhum dos produtos é um gás, água ou precipitado, essa reação não ocorre, o que você indicaria escrevendo o seguinte:

#"Cu(NO"_3)_2("aq")# + #"HCl"("aq")# #rarr# NR

NR significa que não há reação.