Pergunta #818ab

Responda:

Resposta curta: sob a forma de Codons: códigos de três letras que especificam a identidade de aminoácidos, os blocos de construção de Proteínas.

Explicação:

Penso que uma explicação sobre a importância das enzimas está fora do escopo desta questão, mas em seu papel como catalisadores, eles basicamente são a essência da Vida.

(Dito isto, na verdade é mais sobre o processos e reações eles governam, mas lá vai você ...)

Como outras proteínas, as enzimas são construídas como uma cadeia de aminoácidos. Um pouco como as pérolas em um colar.

Não importa qual organismo você estuda, seja uma árvore das sequóias da Califórnia, o ornitorrinco da Austrália, o líquen de alguma rocha no norte da Lapônia, o humilde Proteus Vulgaris bactérias ou o que for, se você hidrolisar o conteúdo total de proteínas: Você sempre encontrará os mesmos aminoácidos 20. Nem mais nem menos!

Estes são chamados de Proteinogenic Aminoácidos (AA) e são:
ALA = alanina;
ARG = arginina;
ASN = Asparagina;
ASP = Aspartato (ácido aspártico);
CYS = cisteína;
GLN = Glutamina;
GLU = Glutamato (ácido glutâmico);
GLY = glicina;
HIS = Histidina;
ILE = IsoLeucina;
LEU = leucina;
LYS = lisina;
MET = metionina;
PHE = FenilAlanina;
PRO = Prolina;
SER = Serina;
THR = treonina;
TRP = triptofano;
TYR = tirosina;
VAL = Valina.

(Na verdade, nos últimos tempos, parece que outros três foram encontrados, embora pareçam ter sido feitos por modificações do AA original.)

A identidade da enzima é definida pela sequência dos AA na cadeia, como nesta versão da insulina humana:

insira a fonte da imagem aqui

A sequência destes AA na cadeia é finalmente determinada pela sequência das bases Purina e Pirimidina na cadeia de DNA codificadora. Para cada AA, existe um código de três letras chamado CODON. Alguns AAs são codificados por mais de um códon.

Se você der uma olhada na tabela de códons abaixo, notará que três são de cor vermelha: são códons STOP, sinalizando o fim da cadeia. Você também notará o códon verde (AUG), que geralmente é o Start Codon. Pelo menos, foi no meu tempo ....

insira a fonte da imagem aqui

Para manter esta resposta curta, não vou entrar no processo de transcrição (DNA #-># mRNA) ou o processo de tradução (mRNA #-># Protein), basta dizer que os códons estão presentes na região ativa dos RNAs de transferência (tRNA), que agem um pouco como rebocadores, puxando o AA certo para o local de construção onde a proteína está sendo construída (um ribossomo )

Existem possíveis RNAt da 64, mas a beleza é que todos e todos puxam o AA correto por trás deles, como prescrito pelo códon em seu "gurupés".

Alguns AAs estão sendo codificados por mais de um códon: procure Leucina na tabela acima ....

Isso pode ter a ver com resíduos de leucina marcados para modificação posteriormente, como recentemente parece ter sido descoberto para a cisteína, mas eu tenho medo de não dar uma resposta definitiva sobre isso. Não me surpreenderia, pois a Leucina é uma das AA maiores e mais complicadas.

É melhor deixar aqui, espero que isso tenha esclarecido algumas coisas, mas provavelmente terá levantado mais algumas perguntas ....

Termo aditivo:

  • Esqueci de mencionar:

Esta tabela de conversão é conhecida como "Padrão". definitivamente é o usado para o DNA nuclear humano, mas tabelas de tradução alternativas foram encontradas em outras espécies e, principalmente, em Mitocôndrias humanas

Os códons AGA e AGG, por exemplo, codificam para ARG no Nuclear
Máquinas de DNA. Na mitocôndria humana, no entanto, eles são considerados códons de parada ....